Livros
SCHLÜNZEN JUNIOR, K.; SCHLÜNZEN, E. T. M. (Org.) ; TARUMOTO, M. H. (Org.) . Tecnologias na Educacão Superior: Ambientes Virtuais e Materiais Didáticos Digitais Acessíveis na Unesp. 1. ed. São Paulo - SP: Cultura Acadêmica, 2014. v. 1. 37p .
SCHLÜNZEN JUNIOR, K.. Caderno de formação: formação de professores: Bloco 3: Gestão Escolar - Gestão da Informação. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. v. 4. 88p .
PRADO, L. L. (Org.) ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. (Org.) ; SCHLÜNZEN, E. T. M. (Org.) . Filosofia (Coleção Temas de Formação). 1. ed. São Paulo/SP: Cultura Acadêmica, Universidade Estadual Paulista, Núcleo de Educação à Distância, 2013. v. 1.
PRADO, L. L. (Org.) ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. (Org.) ; SCHLÜNZEN, E. T. M. (Org.) . Filosofia (Coleção Temas de Formação). 1. ed. São Paulo/SP: Cultura Acadêmica, Universidade Estadual Paulista, Núcleo de Educação à Distância, 2013. v. 1.
GUIMARAES, R. B. (Org.) ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. (Org.) ; SCHLÜNZEN, E. T. M. (Org.) . Geografia (Coleção Temas de Formação). 1. ed. São Paulo/SP: Cultura Acadêmica, Universidade Estadual Paulista, Núcleo de Educação à Distância, 2013. v. 2.
GUIMARAES, R. B. (Org.) ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. (Org.) ; SCHLÜNZEN, E. T. M. (Org.) . Geografia (Coleção Temas de Formação). 1. ed. São Paulo/SP: Cultura Acadêmica, Universidade Estadual Paulista, Núcleo de Educação à Distância, 2013. v. 2.
OLIVEIRA, O. M. M. F. (Org.) ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. (Org.) ; SCHLÜNZEN, E. T. M. (Org.) . Química (Coleção Temas de Formação). 1. ed. São Paulo/SP: Cultura Acadêmica, Universidade Estadual Paulista, Núcleo de Educação à Distância, 2013. v. 3.
OLIVEIRA, O. M. M. F. (Org.) ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. (Org.) ; SCHLÜNZEN, E. T. M. (Org.) . Química (Coleção Temas de Formação). 1. ed. São Paulo/SP: Cultura Acadêmica, Universidade Estadual Paulista, Núcleo de Educação à Distância, 2013. v. 3.
NORTE, M. B. (Org.) ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. (Org.) ; SCHLÜNZEN, E. T. M. (Org.) . Língua Inglesa (Coleção Temas de Formação). 1. ed. São Paulo/SP: Cultura Acadêmica, Universidade Estadual Paulista, Núcleo de Educação à Distância, 2013. v. 4.
NORTE, M. B. (Org.) ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. (Org.) ; SCHLÜNZEN, E. T. M. (Org.) . Língua Inglesa (Coleção Temas de Formação). 1. ed. São Paulo/SP: Cultura Acadêmica, Universidade Estadual Paulista, Núcleo de Educação à Distância, 2013. v. 4.
COUTINHO, R. G. (Org.) ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. (Org.) ; SCHLÜNZEN, E. T. M. (Org.) . Artes (Coleção Temas de Formação). 1. ed. São Paulo/SP: Cultura Acadêmica, Universidade Estadual Paulista, Núcleo de Educação à Distância, 2013. v. 5.
COUTINHO, R. G. (Org.) ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. (Org.) ; SCHLÜNZEN, E. T. M. (Org.) . Artes (Coleção Temas de Formação). 1. ed. São Paulo/SP: Cultura Acadêmica, Universidade Estadual Paulista, Núcleo de Educação à Distância, 2013. v. 5.
SCHLÜNZEN JUNIOR, K.; HERNANDES, R. B. . As dimensões do não ver: formação continuada de educadores e a profissionalização das pessoas com deficiência visual. São Paulo/SP: Editora Unesp, 2011.
PELLANDA, N. M. C. (Org.) ; SCHLÜNZEN, E. T. M. (Org.) ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. (Org.) . Inclusão Digital: Tecendo Redes Afetivas/Cognitivas. Rio de Janeiro - RJ: DP&A Editora, 2005. 375p .
SCHLÜNZEN JUNIOR, K.. Aprendizagem, Cultura e Tecnologia: Desenvolvendo Potencialidades Corporativas. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2003. 161p .
Capítulos de livros publicados
ALBULQUERQUE, D. I. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; OLIVEIRA, C. E. . A contribuição do curso de Tecnologia Assistiva para a formação dos formadores que atuam na educação a distância. In: Denise Ivana de Paula Albuquerque. (Org.). Experiências e Práticas para a Inovação e Formação na Educação a Distância. 1ed.Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2017, v. 1, p. 09-30.
BENEDETTO, L. S. ; BARROS, D. D. ; AMPARO, M. A. M. ; ALBULQUERQUE, D. I. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. ; DANIELLE APARECIDA DO NASCIMENTO DO, SANTOS ; BARDY, L. R. . A videoconferência e a produção de vídeos como um recurso para a disciplina de Libras na educação a distância. In: Denise Ivana de Paula Albuquerque. (Org.). Experiências e Práticas para a Inovação e Formação na Educação a Distância. 1ed.Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2017, v. 1, p. 31-48.
MELLO, F. S. O. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. . Material didático na EaD: potencialidade do eixo norteador. In: Denise Ivana de Paula Albuquerque. (Org.). Experiências e Práticas para a Inovação e Formação na Educação a Distância. 1ed.Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2017, v. 1, p. 49-66.
BARDY, L. R. ; SANTOS, J. S. ; ROCHA, N. C. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. ; ALBULQUERQUE, D. I. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . Projeto Observatório da Educação: mapeamento sobre a implementação das salas de recursos multifuncionais no estado de São Paulo. In: Denise Ivana de Paula Albuquerque. (Org.). Experiências e Práticas para a Inovação e Formação na Educação a Distância. 1ed.Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2017, v. 1, p. 149-160.
MELQUES, P. M. ; BATALIOTTI, S. E. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. . Redefor Educação Especial e Inclusiva: uma experiência de formação de professores e gestores na modalidade semipresencial para a construção de uma escola inclusiva. In: Denise Ivana de Paula Albuquerque. (Org.). Experiências e Práticas para a Inovação e Formação na Educação a Distância. 1ed.Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2017, v. 1, p. 187-203.
ZADUSKI, J. C. D. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. . Metodologias Ativas, Cultura de Aprendizagem e o Profissional de Amanhã. In: Alexandre Godinho Bertoncello;Edilene Mayumi Murashita Takenaka. (Org.). Emprego, Empresa e Empreendedorismo: Novos Profissionais para o Mercado. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 33-46.
SOUSA, S. O. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. . Blended Online POPBL: uma abordagem Blended Learning voltada à Aprendizagem Baseada em Problemas e Organizada em Projetos. In: Denise Ivana de Paula Albuquerque. (Org.). Experiências e Práticas para a Inovação e Formação na Educação a Distância. 1ed.Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2017, v. 1, p. 119-148.
SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. ; SANTOS, D. A. N. ; BARROS, D. D. . Perspectivas de Educação Especial e Inclusiva: Experiências do Grupo de Pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão. In: Andreza Marques de Castro Leão; Luci Regina Muzzeti. (Org.). Perspectivas, Práticas e Reflexões Educacionais. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016, v. 1, p. 73-88.
SCHLUNZEN JUNIOR, K.; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SANTOS, D. A. N. ; MALHEIRO, C. A. L. . Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Tecnologia Assistiva. In: Patricia Gudiño; Miguel J. Escala. (Org.). Innovación Interamericana en Educación Superior. 1ed.Santo Domingo: Imp. Búho: Organización Universitaria Interamericana, 2016, v. 1, p. 237-250.
SCHLÜNZEN JUNIOR, K.; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SILVA, A. M. S. ; LIMA, A. V. I. ; SANTOS, D. A. N. . PESQUISA SOBRE A TECNOLOGIA ASSISTIVA NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. In: Laurence Duarte Colvara; José Brás Barreto de Oliveira. (Org.). NÚCLEOS DE ENSINO DA UNESP Artigos 2015 Volume 3 Tecnologias da Informação e Comunicação e Material Pedagógico. 1ed.São Paulo/SP: Cultura Acadêmica, 2016, v. 3, p. 80-91.
SCHLÜNZEN JUNIOR, K.; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; MALHEIRO, C. A. L. ; SANTOS, D. A. N. . Educação Híbrida e Inclusiva: cenários e perspectivas do NEaD/Unesp. In: Antonio Heronaldo de Sousa; Carmen Maria Cipriani Pandini; Sabrina Bleicher; Ana Laura Tridapalli; Ilka Maria Ribeiro de Souza Serra; Eliane de Fátima Rauski; Maria Aparecida Crissi Knüppel; Valter Gomes Campos. (Org.). Práticas de EaD nas Universidades Estaduais e Municipais do Brasil: cenários, experiências, reflexões. 1ed.Florianópolis/SC: UDESC, 2015, v. 1, p. 289-294.
JOYE, C. R. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. . Inovação Tecnológica no Ensino Superior a Distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. In: Elizama das Chagas Lemos; Ilane Ferreira Cavalcante. (Org.). Experiências e Práticas da Educação a Distância no Brasil. 1ed.Natal/RN: IFRN Editora, 2015, v. 1, p. 215-226.
SCHLÜNZEN JUNIOR, K.; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; MALHEIRO, C. A. L. ; SANTOS, D. A. N. . Ambientes Virtuais de Aprendizagem Autoconfiguráveis. In: J. António Moreira; Daniela Barros; Angélica Monteiro. (Org.). Inovação e Formação na Sociedade Digital. 1ed.Santo Tirso/Portugal: Whitebooks, 2015, v. 1, p. 37-52.
MALHEIRO, C. A. L. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SANTOS, D. A. N. . APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DO DESENHO UNIVERSAL EM CURSOS A DISTÂNCIA: EXPERIÊNCIA DO NEaD/UNESP. In: Raul Inacio Busarello; Patricia Bieging; Vania Ribas Ulbricht. (Org.). Sobre Educação e Tecnologia: Conceitos e Aprendizagem. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2015, v. 1, p. 114-127.
TRENTIN, D. G. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Possibilidades de Aprendizagem para Pessoas com Deficiência Visual por Meio de Caminhos Isotrópicos em Ambientes Virtuais. In: Elisa Tomoe Moriya Schlunzen; Renata Portela Rinaldi. (Org.). Formação de Educadores: Compromisso com a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 1ed.São Carlos - SP: ABPEE: Marquezine & Manzini, 2014, v. 1, p. 29-43.
MELQUES, P. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. ; ARAYA, A. M. O. . Contribuições ao Processo de Inclusão Escolar: o Uso de Objetos Educacionais no Ensino de Física. In: Elisa Tomoe Moriya Schlunzen; Renata Portela Rinaldi. (Org.). Formação de Educadores: Compromisso com a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 1ed.São Carlos - SP: ABPEE: Marquezine & Manzini, 2014, v. 1, p. 45-65.
SANTOS, D. A. N. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. . O Eixo Articulador Educação Inclusiva e Especial e suas Implicações na Formação Inicial e em Serviço de Professores: Tecnologias, Práticas e Inclusão. In: Elisa Tomoe Moriya Schlunzen; Renata Portela Rinaldi. (Org.). Formação de Educadores: Compromisso com a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 1ed.São Carlos - SP: ABPEE: Marquezine & Manzini, 2014, v. 1, p. 93-114.
SOUSA, S. O. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. . Blended Online POPBL: Aprendizagem Baseada em Problemas e Organizada em Projetos em uma Abordagem Blended Learning. In: Jose Brás Barreto de Oliveira; Maria de Lourdes Spazziani, Valéria Nobre Leal de Souza Oliva. (Org.). Cadernos Prograd: Coletânea das Experiências de Inovação na Graduação da Unesp. 1ed.São Paulo - SP: Pró-Reitoria de Graduação da Unesp, 2014, v. 1, p. 65-67.
LANUTI, J. E. O. E. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. . A reflexão sobre a própria prática para construção de estratégias de ensino de matemática para aprendizagem de todos. In: Caroline Touru Beluque Eger; Geiliane Aparecida Salles Teixeira; Klinger Teodoro Ciríaco. (Org.). Entre letras e números: as múltiplas faces da formação em leitura, literatura e matemática. 1ed.Curitiba/PR: Editora CRV, 2014, v. 1, p. 89-98.
SANTOS, D. A. N. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. . Teacher training for the use of digital technologies. In: Susan O´Rouke; Ana Paula Loução Martins; Thomas P. Gumpel; Anabela Cruz-Santos; Ana Paula da Silva Pereira; Ana Maria Serrano; Humberto Javier Rodríguez-Hernández. (Org.). Proceedings of Braga 2014 Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs Conference. 1ed.Braga, Portugal: University of Minho, 2014, v. 1, p. 728-731.
SCHLÜNZEN JUNIOR, K.. Visão geral da disciplina. In: Klaus Schlunzen Junior. (Org.). Caderno de formação: formação de professores: Bloco 3: Gestão Escolar - Gestão da Informação. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013, v. 4, p. 10-14.
SCHLÜNZEN JUNIOR, K.. Formação docente, gestão e tecnologias: desafios para a escola. In: Klaus Schlunzen Junior. (Org.). Caderno de formação: formação de professores: Bloco 3: Gestão Escolar - Gestão da Informação. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013, v. 4, p. 15-22.
LANUTI, J. E. O. E. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. . Escola Inclusiva: Possibilidades de Adequação de Estratégias no Ensino de Matemática para a Aprendizagem de Todos. In: Klinger Teodoro Ciríaco; Giovani Ferreira Bezerra. (Org.). Educação Básica, Formação de Professores e Inclusão: Práticas e Processos Educacionais em Diferentes Cenários. 1ed.Curitiba - PR: CRV, 2013, v. 1, p. 221-232.
SCHLÜNZEN JUNIOR, K.. Construção de Ambientes Digitais de Aprendizagem: Contribuições para a Formação do Professor. In: Claudia Regina Mosca Giroto; Rosimar Bortolini Poker; Sadao Omote. (Org.). As Tecnologias nas Práticas Pedagógicas Inclusivas. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, v. 1, p. 123-138.
TERRA, M. L. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; ALBULQUERQUE, D. I. . A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ? UMA EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE ARAÇATUBA/SP. In: Yoshie Ussami Ferrari Leite; Alda Junqueira Marin; Selma Garrido Pimenta; Marineide de Oliveira Gomes; Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. (Org.). POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. 1ed.Araraquara/SP: Junqueira&Marin Editores, 2012, v. 1, p. 1-12.
SCHLÜNZEN JUNIOR, K.; SILVA, C. A. ; SOTOCORNO, L. P. ; LIMA, T. T. ; PIMENTA, P. R. C. S. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SEABRA JUNIOR, M. O. ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; SANTANA, J. A. S. ; ANTUNES, E. S. C. E. F. . O USO DAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS. In: Sheila Zambello de Pinho; José Brás Barreto de Oliveira. (Org.). Núcleos de Ensino da Unesp (recurso eletrônico): artigos dos projetos realizados em 2011 Volume 6: Formação de Professores e Trabalho Docente. 01ed.São Paulo/SP: Cultura Acadêmica, Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação, 2012, v. 06, p. 250-266.
SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. ; RINALDI, R. P. ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; OMODEI, J. D. ; SANTANA, J. A. S. ; SILVA, C. C. C. ; PIMENTA, P. R. C. S. . O NÚCLEO DE ENSINO, A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E O USO DE OBJETOS EDUCACIONAIS. In: Sheila Zambello de Pinho; José Brás Barreto de Oliveira. (Org.). NÚCLEOS DE ENSINO da unesp artigos 2010 Volume 5 - Educação Inclusiva. 01ed.São Paulo/SP: Cultura Acadêmica, Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação, 2012, v. 05, p. 125-141.
MALHEIRO, C. A. L. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; FURUYA, O. K. . Softwares Educativos em aulas de Educação Física Escolar: Possibilidades de Novas Aprendizagens. In: Eliana Marques Zanata; Vera Lucia Messias Fialho Capellini; Rita Melissa Lepre; Luciene Ferreira da Silva. (Org.). FORMAÇÃO DOCENTE E UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO: proposições para o desenvolvimento humano. 01ed.São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2011, v. 01, p. 193-202.
MALHEIRO, C. A. L. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; BATALIOTTI, S. E. . Estratégias: Diferentes Abordagens na Mediação Pedagógica em EaD. In: Elisa Schlünzen. (Org.). Tecnologia Assistiva Projetos, Acessibilidade e Educação a Distância - Rompendo Barreiras na Formação de Educadores. 1ed.Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2011, v. , p. 15-34.
MALHEIRO, C. A. L. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. ; FERREIRA, E. R. A. . Desenvolvimento, Adequação e Seleção de Materiais Didáticos para o Curso de Tecnologia Assistiva. In: Elisa Schlünzen. (Org.). Tecnologia Assistiva Projetos, Acessibilidade e Educação a Distância - Rompendo Barreiras na Formação de Educadores. 1ed.Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2011, v. , p. 55-78.
SCHLÜNZEN JUNIOR, K.. A Educação a Distância na Formação Profissional: Construção de uma Cultura Acadêmica. In: Maria Angela Bianconcini Trindade. (Org.). As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para o desenvolvimento de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). 1ed.São Paulo: Instituto de Saúde, 2011, v. , p. 83-94.
SCHLÜNZEN JUNIOR, K.. Educação a Distância: Conceitos, Cenários e Perspectivas para a Área de Automação. In: Antonio Padilha Feltrin;Carlos Roberto Minussi;Marcelo Carvalho Minhoto Teixeira;Rubén Augusto Romero Lázaro. (Org.). Tutoriais do XVIII Congresso Brasileiro de Automática. São Paulo - SP: Cultura Acadêmica, 2010, v. , p. 275-297.
SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. ; SOUZA, D. C. B. ; SANTOS, D. A. N. . O Uso de Tecnologias Digitais e Formação de Professores: Buscando o Desenvolvimento de Habilidades Humanas para uma Escola Inclusiva. In: José M. Lima; José d. Sliva; Paulo C. A. Raboni. (Org.). Pesquisa em Educação Escolar: Percursos e Perspectivas. 1ed.São Paulo - SP: Cultura Acadêmica, 2010, v. , p. 129-142.
SCHLÜNZEN JUNIOR, K.. As Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação Inicial do Professor: Um Desafio a ser Superado. In: Sheila Zambello de Pinho. (Org.). Formação de Educadores: O Papel do Educador e sua Formação. 1ed.São Paulo - SP: Editora Unesp, 2009, v. , p. 117-130.
CHAVES, A. J. F. ; DAIBEM, A. M. ; MARTINS, L. M. ; MINGUILI, M. G. ; MALTEMPI, M. V. ; FORESTI, M. C. P. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. . Oficinas de Estudos Pedagógicos: Projeto Institucional de Formação Contínua de Docentes da Unesp. In: Sheila Zambello de Pinho. (Org.). Formação de Educadores: O Papel do Educador e sua Formação. São Paulo - SP: Editora Unesp, 2009, v. , p. 201-214.
SCHLÜNZEN JUNIOR, K.; SCHLÜNZEN, E. T. M. . Educação Superior: Relação entre Sociedade, Educação e Tecnologia. In: Sheila Zambello de Pinho. (Org.). Oficinas de Estudos Pedagógicos: Reflexões sobre a Prática do Ensino Superior. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008, v. , p. 171-181.
PINHO, S. Z. ; CHAVES, A. J. F. ; DAIBEM, A. M. ; MARTINS, L. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. ; MALTEMPI, M. V. ; MINGUILI, M. G. ; FORESTI, M. C. P. . Oficina de Estudos Pedagógicos: Uma Proposta de Formação Contínua para Professores Universitários. In: Sheila Zambello de Pinho. (Org.). Oficinas de Estudos Pedagógicos: Reflexões sobre a Prática do Ensino Superior. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008, v. , p. 9-27.
RAFFA, R. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. . Desenvolvendo um Objeto de Aprendizagem através de uma Perspectiva Lógico-Histórica. In: Jaime Sánchez. (Org.). Nuevas Ideas en Informática Educativa. Santiago de Chile: Universidad de Chile, 2008, v. 4, p. 120-129.
SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. ; GARCIA, D. J. . A afetividade e a emoção: isto é possível a distância?. In: José Armando Valente e Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida. (Org.). Formação de Educadores a Distância e Integração de Mídias. 1ed.Campinas - SP: Avercamp, 2007, v. , p. 183-192.
GARCIA, D. J. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. . A Mediação Pedagógica no Chat Visando a Interação entre Cursistas. In: José Armando Valente e Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida. (Org.). Formação de Educadores a Distância e Integração de Mídias. 1ed.Campinas - SP: Avercamp, 2007, v. , p. 103-115.
LIMA, I. S. L. ; CARVALHO, H. A. DE ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . Criando Interfaces para Objetos de Aprendizagem. In: Carmem Lúcia Prata; Anna Christina Aun de Azevedo. (Org.). Objetos de Aprendizagem: Uma Proposta de Recurso Pedagógico. 1ed.Brasília: MEC, SEED, 2007, v. , p. 39-48.
BARDY, L. R. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SANTOS, D. A. N. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. ; LIMA, I. S. L. . Objetos de Aprendizagem para Pessoas com Deficiência (PD). In: Carmem Lúcia Prata; Anna Christina Aun de Azevedo. (Org.). Objetos de Aprendizagem: Uma Proposta de Recurso Pedagógico. 1ed.Brasília: MEC, SEED, 2007, v. , p. 93-106.
SCHLÜNZEN JUNIOR, K.. Ensinando Trabalhadores Inteligentes a Aprender. In: José Armando Valente; Jaures Mazzone; Maria Cecília Calani Baranauskas. (Org.). Aprendizagem na Era das Tecnologias Digitais. 1ed.São Paulo - SP: Cortez, 2007, v. , p. 129-155.
SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. ; TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima . Fundamentos Pedagógicos para a Formação em Serviço nos Cursos de Graduação do Programa Pró-Licenciatura. Desafios da Educação a Distância na Formação de Professores. Brasília: Secretaria de Educação a Distância - MEC, 2006, v. , p. 93-117.
SCHLÜNZEN JUNIOR, K.. Dos ?Tempos Modernos? a Comunidades Corporativas Inclusivas de Aprendizagem. In: Nize Maria de Campos Pellanda; Elisa Tomoe Moriya Schlünzen; Klaus Schlünzen Junior. (Org.). Inclusão Digital: Tecendo Redes Afetivas/Cognitivas. Rio de Janeiro - RJ: DP&A Editora, 2005, v. , p. 291-306.
PELLANDA, N. M. C. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. . Um Caminho para nossa Rede. In: Nize Maria Campos Pellanda; Elisa Tomoe Moriya Schlünzen; Klaus Schlünzen Junior. (Org.). Inclusão Digital: Tecendo Redes Afetivas/Cognitivas. Rio de Janeiro: DP&A, 2005, v. , p. 371-375.
TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima ; SILVA, A. A. ; GARCIA, D. J. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. ; SANTO, M. P. ; SOUZA, M. L. ; BALDO, M. G. A. ; HERNANDES, R. B. . Construindo Redes Digitais de Aprendizagem Colaborativa. In: Nize Maria Campos Pellanda; Elisa Tomoe Moriya Schlünzen; Klaus Schlünzen Junior. (Org.). Inclusão Digital: Tecendo Redes Afetivas/Cognitivas. Rio de Janeiro: DP&A, 2005, v. , p. 233-251.
SCHLÜNZEN JUNIOR, K.. As Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. In: Arilda Ines Miranda Ribeiro;Ana Maria da Costa Santos Menin. (Org.). Formação do Gestor Educacional. Presidente Prudente: Arte & Ciência Editora, 2005, v. , p. 91-96.
SCHLÜNZEN JUNIOR, K.; SHIMABUKURO, M. H. . Introdução a Sistemas de Gestão de Conhecimento Corporativo. In: Ricardo de Oliveira Anido; Paulo César Masiero. (Org.). XXII JAI - Livro Texto. 1ed.Campinas - SP: SBC, 2003, v. 2, p. 145-194.
SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. . O Resgate de Valores com Ambientes Construcionistas, Contextualizados e Significativos. In: Gislene A. Santos; Divino José da Silva. (Org.). Estudos sobre Ética: A Construção de Valores na Sociedade e na Educação. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002, v. , p. 249-263.