Trabalhos completos publicados em anais de congressos

 

AMPARO, M. A. M. ; BARROS, D. D. ; ALBUQUERQUE, D.I.P. ; SCHLUNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus . A produção de vídeo como recurso pedagógico da disciplina semipresencial de Libras da Unesp. In: III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2016, Águas de Lindóia/SP. Anais do III Congresso Nacional de Formação de Professores e do XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: por uma revolução no campo da formação de professores [recurso eletrônico]. Águas de Lindóia/SP: UNESP/Prograd, 2016. v. 1. p. 1481-1489.


ALBUQUERQUE, D.I.P. ; BARDY, Lívia Raposo ; SCHLUNZEN, E. T. M. . A inovação na proposta da disciplina de Libras para os cursos de graduação da Unesp. In: III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2016, Águas de Lindóia/SP. Anais do III Congresso Nacional de Formação de Professores e do XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: por uma revolução no campo da formação de professores [recurso eletrônico]. Águas de Lindóia/SP: UNESP/Prograd, 2016. v. 1. p. 920-927.


CAPELLINI, V. L. M. F. ; SCHLUNZEN, E. T. M. . Análise de um curso de especialização em Educação Especial na Modalidade a Distância (EAD) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP). In: III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2016, Águas de Lindóia/SP. Anais do III Congresso Nacional de Formação de Professores e do XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: por uma revolução no campo da formação de professores [recurso eletrônico]. Águas de Lindóia/SP: UNESP/Prograd, 2016. v. 1. p. 3166-3176.


SILVA, A. M. S. ; SCHLUNZEN, E. T. M. ; SANTOS, D. A. N. ; LIMA, A. V. I. ; BARROS, D. D. . A Educação Especial na Perspectiva do Coensino: Perspectivas par a Formação de Professores no Brasil. In: VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem, 2016, Bragança, Portugal. VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem: livro de Atas. Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança, 2016. p. 3045-3053.


PRADO, L. R. B. R. ; SCHLUNZEN, E. T. M. ; SANTOS, D. A. N. ; MALHEIRO, Cicera Aparecida Lima . Construção de Materiais Didático-Pedagógicos para E-learning, M-learning e B-learning: Iniciativa do Programa Graduação Inovadora da Unesp. In: VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem, 2016, Bragança, Portugal. VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem: livro de Atas. Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança, 2016. p. 2119-2125.


SANTOS, D. A. N. ; SCHLUNZEN, E. T. M. ; SILVA, A. M. S. ; LIMA, A. V. I. ; BARROS, D. D. . Ambientes Potencializadores para a Inclusão: Experiências de Aprendizagem Mediada por Tecnologias. In: VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem, 2016, Bragança, Portugal. VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem: livro de Atas. Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança, 2016. p. 1323-1332.


AMPARO, M. A. M. ; MIRALHA, J. O. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. ; SCHLUNZEN, E. T. M. . O SERVIÇO DE ITINERÂNCIA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE/SP. In: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial 2016, 2016, São Carlos/SP. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Carlos/SP: UFSCar, 2016. v. 1. p. 1-15.


BARROS, D. D. ; SANTOS, D. A. N. ; SCHLUNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. . A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA EM UMA PERSPECTIVA COLABORATIVA E INCLUSIVA. In: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial 2016, 2016, São Carlos/SP. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial 2016. São Carlos/SP: UFSCar, 2016. v. 1. p. 1-15.


SILVA, A. M. S. ; OMODEI, Juliana Dalbem ; SCHLUNZEN, E. T. M. ; RINALDI, R. P. . A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS LÚDICO-PEDAGÓGICOS PARA A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN. In: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial 2016, 2016, São Carlos/SP. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial 2016. São Carlos/SP: UFSCar, 2016. v. 1. p. 1-15.


HERADAO, M. J. G. ; SCHLUNZEN, E. T. M. . A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS DEMOCRÁTICAS: O QUE REVELAM AS PESQUISAS. In: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial 2016, 2016, São Carlos/SP. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial 2016. São Carlos/SP: UFSCar, 2016. v. 1. p. 1-12.


SANTOS, D. A. N. ; TARUMOTO, M. H. ; NETTO JUNIOR, A. ; MELQUES, P.M. ; INFORSATO, E. C. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. ; SCHLUNZEN, E. T. M. ; PEREZ, D. J. G. . O CURSO DE PEDAGOGIA SEMIPRESENCIAL DA UNESP: DIAGNÓSTICO E PERFIL DOS CURSISTAS. In: SIED:EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2016, São Carlos/SP. SIED:EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. São Carlos/SP: UFSCar, 2016. v. 1. p. 1-11.


SANTOS, J. S. ; SANTOS, D. A. N. ; SCHLUNZEN, E. T. M. ; PRADO, L. R. B. R. . Ambientes Potencializadores para Inclusão: a trajetória do Centro de Promoção para Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES). In: III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações, 2015, Presidente Prudente/SP. Anais do III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações. Presidente Prudente/SP: Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015. p. 199-206.


BARROS, D. D. ; SANTOS, D. A. N. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. . A resolução de problemas no Ensino de Matemática para Estudantes Surdos. In: III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações, 2015, Presidente Prudente/SP. Anais do III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações. Presidente Prudente/SP: Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015. p. 124-132.


FALCONI, E. R. M. ; AMPARO, M. A. M. ; SANTOS, D. A. N. ; SCHLUNZEN, E. T. M. . Impactos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Educação Especial e Inclusiva. In: III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações, 2015, Presidente Prudente/SP. Anais do III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações. Presidente Prudente/SP: Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015. p. 389-398.


SILVA, A. M. S. ; LANUTI, J. E. O. E. ; SANTOS, D. A. N. ; LIMA, A. V. I. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . Aprendizagem Significativa mediante o Atendimento Educacional Especializado. In: III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações, 2015, Presidente Prudente/SP. Anais do III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações. Presidente Prudente/SP: Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015. p. 229-238.


SANTANA, J. A. S. ; SCHLUNZEN, E. T. M. ; RINALDI, R. P. . Análise das Disciplinas de Libras nos Cursos de Formação Inicial em Pedagogia da Unesp. In: III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações, 2015, Presidente Prudente/SP. Anais do III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações. Presidente Prudente/SP: Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015. p. 218-228.


MOREIRA, S. J. ; COSTA, A. E. G. ; TARUMOTO, O. L. A. ; TARUMOTO, M. H. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . Perfil dos Tutores Presenciais dos Cursos do Programa REDEFOR - Educação Especial e Inclusiva - UNESP. In: III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações, 2015, Presidente Prudente/SP. Anais do III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações. Presidente Prudente/SP: Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015. p. 471-476.


BALAN, J. A.O ; TARUMOTO, O. L. A. ; TARUMOTO, M. H. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . Perfil dos Tutores On-line dos cursos do Programa REDEFOR - Educação Especial e Inclusiva - UNESP. In: III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações, 2015, Presidente Prudente/SP. Anais do III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações. Presidente Prudente/SP: Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015. p. 477-487.


BARDY, Lívia Raposo ; SANTOS, J. S. ; ALBUQUERQUE, D.I.P. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . Observatório da Educação: Mapeamento sobre a implementação das Salas de Recursos Multifuncionais no Estado de São Paulo. In: III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações, 2015, Presidente Prudente/SP. Anais do III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações. Presidente Prudente/SP: Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015. p. 450-460.


SANTOS, D. A. N. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. . O Eixo Articulador Educação Inclusiva e Especial do Curso de Pedagogia Univesp/Unesp: Análise Quanti-qualitativa. In: III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações, 2015, Presidente Prudente/SP. Anais do III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações. Presidente Prudente/SP: Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015. p. 407-416.


MELQUES, P. M. ; ROCHA, N. C. ; SCHLUNZEN, E. T. M. . As contribuições das abordagens EJV e CCS na formação de professores a distância: o programa Redefor Educação Especial e Inclusiva. In: III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações, 2015, Presidente Prudente/SP. Anais do III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações. Presidente Prudente/SP: Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015. p. 658-668.


ROCHA, N. C. ; MELQUES, P. M. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . A relação com o saber e a abordagem CCS: articulações com a Educação a Distância. In: III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações, 2015, Presidente Prudente/SP. Anais do III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações. Presidente Prudente/SP: Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015. p. 638-645.


MELQUES, P. M. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SANTOS, D. A. N. . A construção de cursos na modalidade a distância segundo as abordagens CCS e EJV: o papel do designer educacional. In: III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações, 2015, Presidente Prudente/SP. Anais do III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações. Presidente Prudente/SP: Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015. p. 621-629.


ALBUQUERQUE, D.I.P. ; BARDY, Lívia Raposo ; SANTOS, J. S. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . Uma experiência sobre a implementação da disciplina de Libras na modalidade semipresencial nos cursos de graduação da Unesp. In: III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações, 2015, Presidente Prudente/SP. Anais do III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações. Presidente Prudente/SP: Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015. p. 612-620.


ROCHA, N. C. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SANTOS, D. A. N. . O trabalho com Projetos e o Ensino Colaborativo: o Ensino de Matemática numa perspectiva inclusiva. In: III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações, 2015, Presidente Prudente/SP. Anais do III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações. Presidente Prudente/SP: Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015. p. 582-592.


TINTI, M.C. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . O Facebook: Espaço de Possibilidades na Formação de Professores. In: III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações, 2015, Presidente Prudente/SP. Anais do III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações. Presidente Prudente/SP: Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015. p. 819-828.


BATALIOTTI, S. E. ; RIOS, G. A. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. . Curso a distância acessível: planejamento, produção e validação. In: III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações, 2015, Presidente Prudente/SP. Anais do III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações. Presidente Prudente/SP: Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015. p. 689-697.


BENEDETTO, L. S. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; ALBUQUERQUE, D.I.P. ; SANTOS, D. A. N. . Concepção da disciplina de Libras na modalidade semipresencial nos cursos de graduação da Unesp. In: III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações, 2015, Presidente Prudente/SP. Anais do III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações. Presidente Prudente/SP: Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015. p. 669-678.


RIOS, G. A. ; BATALIOTTI, S. E. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . Produção de materiais didáticos digitais audiodescritos - experiências do Núcleo de Educação a Distância da Unesp. In: III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações, 2015, Presidente Prudente/SP. Anais do III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações. Presidente Prudente/SP: Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015. p. 873-884.


ALBUQUERQUE, D.I.P. ; PEREZ, D. J. G. ; DEL-MASSO, M. C. S. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . Elementos Norteadores para orientação na Educação a Distância. In: III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações, 2015, Presidente Prudente/SP. Anais do III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações. Presidente Prudente/SP: Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015. p. 720-729.


ROCHA, N. C. ; SCHLUNZEN, E. T. M. ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos . A ANÁLISE DO TRABALHO COLABORATIVO ENTRE O PROFESSOR DA SALA COMUM E O PROFESSOR ESPECIALIZADO EM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. In: V CBE - Congresso Brasileiro de Educação - 'Pesquisa e Formação de Professores: políticas e programas', 2015, Bauru/SP. ANAIS do V CBE - Congresso Brasileiro de Educação - "Pesquisa e Formação de Professores: políticas e programas". Bauru/SP: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2015. p. 01-10.


RIOS, G. A. ; BATALIOTTI, S. E. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; SCHLUNZEN, E. T. M. . Objeto educacional acessível a pessoas com deficiência visual: elaboração e implementação da audiodescrição. In: IX Encuentro Iberoamericano de Educación - EIDE, 2015, Bucaramanga/Colômbia. Reflexiones sobre la Educación en Iberoamérica. Bucaramanga/Colômbia: Unab - Universidad Autónoma de Bucaramanga, 2015. v. 1. p. 1-10.


BATALIOTTI, S. E. ; RIOS, G. A. ; SCHLUNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus . Acessibilidade em objetos educacionais: validação e resultados. In: IX Encuentro Iberoamericano de Educación - EIDE, 2015, Bucaramanga/Colômbia. Reflexiones sobre la Educación en Iberoamérica. Bucaramanga/Colômbia: Universidad Autónoma de Bucaramanga, 2015. v. 1. p. 1-9.


MELQUES, P.M. ; SCHLUNZEN, E. T. M. ; SANTOS, D. A. N. . PRODUÇÃO DE CURSOS EM EAD: DESIGNER EDUCACIONAL, ABORDAGEM CCS E ACESSIBILIDADE. In: XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2015, Recife/PE. XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação - Educação, Tecnologia e a Escola do Futuro. Recife/PE: Sistema FECOMERCIO/SENAC/SESC, 2015. p. 1-12.


MELQUES, P.M. ; SCHLUNZEN, E. T. M. ; ROCHA, N. C. . O ESTÁGIO E A ABORDAGEM CCS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR ESPECIALIZADO EM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL A PARTIR DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DO PROGRAMA REDEFOR. In: XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2015, Recife/PE. XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação - Educação, Tecnologia e a Escola do Futuro. Recife/PE: Sistema FECOMERCIO/SENAC/SESC, 2015. p. 1-13.


SILVA, A. M. S. ; SCHLÜNZEN, ELISA TOMOE MORIYA ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; LIMA, A. V. I. ; BARROS, D. D. . Os recursos lúdico-pedagógicos e suas contribuições para a aprendizagem de estudantes com Síndrome de Down. In: Educere - XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba/PR. EDUCERE XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Curitiba/PR: PUCPR, 2015. v. 1. p. 19486-19499.


SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; BALAN, Ana Maria Osório Araya . La formación del profesorado para el uso de TDIC en un aprendizaje CCS. In: VII Conferencia Guide de Guatemala, 2014, Cidade da Guatemala. VII Conferencia Guide de Guatemala. Cidade da Guatemala: VII Conferencia Guide de Guatemala, 2014. v. 1. p. 1-15.


ALBUQUERQUE, D.I.P. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus . NOVAS PERSPECTIVAS DAS FERRAMENTAS DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DOS FORMADORES NA EAD. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2014, Águas de Lindóia/SP. Anais do 2 Congresso Nacional de Professores e 12 Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores [recurso eletrônico]. São Paulo/SP: Universidade Estadual Paulista - Pró-Reitoria de Graduação, 2014. v. 1. p. 1-13.

 

SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; TARUMOTO, O. L. A. . ?CONHECENDO O CURSO?: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA REDEFOR - EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2014, Águas de Lindóia/SP. Anais do 2 Congresso Nacional de Professores e 12 Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores [recurso eletrônico]. São Paulo/SP: Universidade Estadual Paulista - Pró-Reitoria de Graduação, 2014. v. 1. p. 1-9.


OMODEI, Juliana Dalbem ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; RINALDI, R. P. . TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2014, Águas de Lindóia/SP. Anais do 2 Congresso Nacional de Professores e 12 Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores [recurso eletrônico]. São Paulo/SP: Universidade Estadual Paulista - Pró-Reitoria de Graduação, 2014. v. 1. p. 1-13.


SCHLÜNZEN, E. T. M.; MALHEIRO, Cicera Aparecida Lima ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; ALBUQUERQUE, D.I.P. ; BENEDETTO, L. S. . DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA DISCIPLINA DE LIBRAS A DISTÂNCIA NO ÂMBITO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DA UNESP. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2014, Águas de Lindóia/SP. Anais do 2 Congresso Nacional de Professores e 12 Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores [recurso eletrônico]. São Paulo/SP: Universidade Estadual Paulista - Pró-Reitoria de Graduação, 2014. v. 1. p. 1-13.


ROCHA, N. C. ; MALHEIRO, Cicera Aparecida Lima ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; ALBUQUERQUE, D.I.P. ; OLIVEIRA, E. T. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . IMPACTO DA DISCIPLINA DE LIBRAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE GRADUANDOS DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DAS REFLEXÕES PONTUADAS PELOS DISCENTES. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2014, Águas de Lindóia/SP. Anais do 2 Congresso Nacional de Professores e 12 Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores [recurso eletrônico]. São Paulo/SP: Universidade Estadual Paulista - Pró-Reitoria de Graduação, 2014. v. 1. p. 1-13.


OMODEI, Juliana Dalbem ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SANTANA, Jane Aparecida de Souza ; GAKIYA, S. M. C. . TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NA EDUCAÇÃO: A WEBQUEST NA SALA DE AULA. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2014, Águas de Lindóia/SP. Anais do 2 Congresso Nacional de Professores e 12 Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores [recurso eletrônico]. São Paulo/SP: Universidade Estadual Paulista - Pró-Reitoria de Graduação, 2014. v. 1. p. 1-13.


SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; MALHEIRO, Cicera Aparecida Lima ; ALBUQUERQUE, D.I.P. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; RODRIGUES, F. A. ; ROCHA, N. C. . PLANEJAMENTO E DESIGNER INSTRUCIONAL DA DISCIPLINA CONTEÚDOS E DIDÁTICA DE LIBRAS DA UNESP: PROPOSTA INTEGRADORA DE FORMAÇÃO INICIAL POR MEIO DA EAD. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2014, Águas de Lindóia/SP. Anais do 2 Congresso Nacional de Professores e 12 Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores [recurso eletrônico]. São Paulo/SP: Universidade Estadual Paulista - Pró-Reitoria de Graduação, 2014. v. 1. p. 1-9.


TINTI, M.C. ; SCHLÜNZEN, ELISA TOMOE MORIYA . TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A INCLUSÃO ESCOLAR COMO EIXOS ARTICULADORES DA FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E DA SALA REGULAR. In: XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2014, Recife/PE. Anais do XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Recife/PE: FECOMÉRCIO/PE, 2014. p. 1-16.

 

ROCHA, N. C. ; MELQUES, P.M. ; SCHLÜNZEN, ELISA TOMOE MORIYA . A ABORDAGEM CONSTRUCIONISTA, CONTEXTUALIZADA E SIGNIFICATIVA PAUTADA NO TRABALHO COM PROJETOS: a busca pelo ensino colaborativo na construção de uma escola inclusiva. In: XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2014, Recife/PE. Anais do XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Recife/PE: FECOMÉRCIO/PE, 2014. p. 1-15.


MELQUES, P.M. ; ROCHA, N. C. ; SCHLÜNZEN, ELISA TOMOE MORIYA . FORMAÇÃO EM SERVIÇO: relações entre uma experiência na modalidade semipresencial na área da deficiência intelectual e pressupostos teóricos. In: XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2014, Recife/PE. Anais do XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Recife/PE: FECOMÉRCIO/PE, 2014. p. 1-14.


SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; RINALDI, R. P. . Formação de Professores Semipresencial: a construção da prática pedagógica como eixo articulador para o uso de tecnologias em uma escola inclusiva. In: IV Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações (SEIA) II Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIEaD), 2013, Presidente Prudente/SP. Anais do IV Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações (SEIA) II Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIEaD). Presidente Prudente/SP: Unesp, 2013. p. 94-109.


ALBUQUERQUE, D.I.P. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . O Fórum de Discussão como uma ferramenta de orientação e acompanhamento no Ambiente Virtual de Aprendizagem. In: IV Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações (SEIA) II Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIEaD), 2013, Presidente Prudente/SP. Anais do IV Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações (SEIA) II Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIEaD). Presidente Prudente/SP: Unesp, 2013. p. 122-134.


RINALDI, R. P. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; RINALDI, J. G. S. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus . Sala de Recurso Multifuncional: a utilização de análises estatísticas como possibilidade de instrumento norteador do processo de implantação no Brasil. In: IV Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações (SEIA) II Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIEaD), 2013, Presidente Prudente/SP. Anais do IV Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações (SEIA) II Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIEaD). Presidente Prudente/SP: Unesp, 2013. p. 228-238.


TERRA, M. L. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . Concepções e práticas docentes relativas à inclusão de estudantes com deficiência intelectual em escola regular. In: IV Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações (SEIA) II Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIEaD), 2013, Presidente Prudente/SP. Anais do IV Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações (SEIA) II Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIEaD). Presidente Prudente/SP: Unesp, 2013. p. 55-67.


SCHLÜNZEN, E. T. M.. Ambientes Potencializadores para a Inclusão: Tecnologias Digitais de. In: V Seminário de Informática na Educ@ção: convergências/divergências das inovações tecnológicas nos cenários da educação básica ao ensino superior, 2013, Sinop/MT. V Seminário de Informática na Educ@ção. Sinop?MT: UNEMAT, 2013. v. II. p. 1-13.


SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; RINALDI, R. P. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO EIXO ARTICULADOR NO USO DE TECNOLOGIAS PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA. In: IV Congresso Brasileiro de Educação 'Ensino e Aprendizagem na Educação Básica: desafios curriculares', 2013, Bauru/SP. Anais IV CBE - CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO. Bauru/SP: Faculdade de Ciências, 2013. v. 1. p. 1-13.


TERRA, M. L. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . CONSIDERAÇÕES SOBRE A TEMÁTICA INCLUSÃO ESCOLAR DE. In: IV Congresso Brasileiro de Educação 'Ensino e Aprendizagem na Educação Básica: desafios curriculares, 2013, Bauru/SP. Anais IV CBE - Congresso Brasileiro de Educação. Bauru/SP: Faculdade de Ciências, 2013. v. 1. p. 1-12.


TERRA, M. L. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . PRINCÍPIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR NA OBRA FREIREANA. In: IV Congresso Brasileiro de Educação 'Ensino e Aprendizagem na Educação Básica: desafios curriculares', 2013, Bauru/SP. Anais IV CBE - Congresso Brasileiro de Educação. Bauru/SP: Faculdade de Ciências, 2013. v. 1. p. 1-12.


SILVA, A. M. S. ; LIMA, A. V. I. ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; GARMS, G. M. Z. . O CENTRO DE PROMOÇÃO PARA A INCLUSÃO DIGITAL, ESCOLAR E SOCIAL (CPIDES) DA UNESP ESTIMULANDO A AUTONOMIA DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. In: Simpósio Paulo Freire, 2013, Presidente Prudente/SP. ANAIS DO SIMPÓSIO PAULO FREIRE. Presidente Prudente/SP: Faculdade de Ciências e Tecnologia/Secretaria de Educação de Presidente Prudente, 2013. v. 1. p. 75-80.


LIMA, A. V. I. ; SILVA, A. M. S. ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; GARMS, G. M. Z. . A ALFABETIZAÇÃO DE UM ESTUDANTE PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO SOCIAL. In: Simpósio Paulo Freire, 2013, Presidente Prudente/SP. ANAIS DO SIMPÓSIO PAULO FREIRE. Presidente Prudente/SP: Faculdade de Ciências e Tecnologia/Secretaria de Educação de Presidente Prudente, 2013. v. 1. p. 81-88.


ALBUQUERQUE, D.I.P. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM FOCO. In: Simpósio Paulo Freire, 2013, Presidente Prudente/SP. ANAIS DO SIMPÓSIO PAULO FREIRE. Presidente Prudente/SP: Faculdade de Ciências e Tecnologia/Secretaria de Educação de Presidente Prudente, 2013. v. 1. p. 114-123.


BARROS, D. D. ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; SILVA, A. M. S. ; LIMA, A. V. I. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA PROPOSTA DIFERENTE PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. In: XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE 2013, 2013, Curitiba/PR. XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE 2013. Curitiba/PR: PUC/PR, 2013. p. 20808-20818.


BARROS, D. D. ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . RELATO DE EXPERIÊNCIA: USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA PESSOAS COM PARALISIA CEREBRAL. In: XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE 2013, 2013, Curitiba/PR. XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE 2013. Curitiba/PR: PUC/PR, 2013. p. 20848-20854.


SCHLÜNZEN, E. T. M.; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; SANTOS, J. S. ; SILVA, A. M. S. ; LIMA, A. V. I. ; BARROS, D. D. . OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE PRELIMINAR SOBRE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NAS ESCOLAS COMUNS DO ESTADO DE SÃO PAULO. In: XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE 2013, 2013, Curitiba/PR. XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE 2013. Curitiba/PR: PUC/PR, 2013. p. 19857-19873.


SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; MALHEIRO, Cicera Aparecida Lima ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos . Ambientes Virtuais de Aprendizagem Auto-Configuráveis. In: III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 2013, Lisboa/Portugal. Atas III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning. Lisboa/Portugal: III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 2013. p. 1-16.


SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; MALHEIRO, Cicera Aparecida Lima ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; HIRATA, A. T. S. . Objetos Educacionais 3D para formação na educação superior a distância. In: III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 2013, Lisboa/Portugal. Atas III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning. Lisboa/Portugal: III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 2013. p. 1-13.


ALBUQUERQUE, D.I.P. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . A importância do AVA no Processo de Formação Continuada de Professores na Educação a Distância. In: IX Seminario Inernacional de la Red Estrado: Políticas Educativas para América Latina, 2012, Santiago de Chile. Anais do VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado. Santiago de Chile: Universidad de Ciencias y Humanidades, 2012. p. 1-14.


 

TERRA, M. L. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . A PRESENÇA DE PRESSUPOSTOS DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA OBRA DE PAULO FREIRE: UMA ANALISE BIBLIOGRAFICA. In: V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2012, São Carlos/SP. Anais do V CBEE. São Carlos/SP: UFSCar, 2012. v. 1. p. 1-10.