Formação de Educadores: Compromisso com a Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva
Descrição: Esta proposta está vinculada à linha de pesquisa 2 do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/Unesp Práticas e Processos Formativos em Educação. Realizado nos âmbitos da graduação e da pós-graduação, em 2012 foi acoplado ao mesmo o Projeto de Pesquisa em andamento intitulado "A Formação de Educadores para uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) visando potencializar a Inclusão Digital, Social e Educacional". Assim, sua problemática está relacionada à formação de educadores para a melhoria do processo de inclusão educacional, digital e social de Pessoas com Deficiência (PD), a partir do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na perspectiva da educação inclusiva. O objetivo é analisar que estratéfias de formação podem favorecer a inclusão das PD no ensino regular e o estabelecimento de estratégias pedagógicas que viabilizem condições de acessibilidade necessárias ao atendimento das necessidades específicas dessas pessoas. Diante desses indicadores pretende-se analisar o processo de formação inicial, continuada e em serviço de educadores de salas comuns e de salas de recursos multifuncionais do ensino fundamental e médio, visando a elaboração e aplicação de práticas pedagógicas inclusivas e produção de materiais, usando como ferramenta as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e a Tecnologia Assistiva, e proporcionando assim um ensino que valorize as diferenças. Assim, são realizadas pesquisas de cunho qualitativo do tipo laboratorial, estudo de caso e pesquisa ação/intervenção. Os instrumentos utilizados serão: estudo teórico, entrevistas semi-estruturadas, observação participante, análise de conteúdos e acompanhamento sistemático. Os resultados esperados estão relacionados a formação e estudos sobre AEE e inclusão escolar por meio da formação de educadores para uma melhor qualidade de ensino nas escolas públicas, com vistas à prática construcionista, contextualizada e significativa; estudo e análise para construção.