A inclusão digital, escolar e social de Estudantes Público-Alvo da Educação Especial mediante Recursos Educacionais Abertos e Tecnologia Assistiva (2019 - Atual)
Descrição: A acessibilidade e a busca de estratégias para tornar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), como os Recursos Educacionais Abertos (REA) recursos potencializadores para a aprendizagem das pessoas com deficiência, configura-se como um desafio para os profissionais que desenvolvem atividades e práticas com o intuito de favorecer a inclusão e o acesso ao mundo digital. Considerando esse desafio, o presente projeto visa promover atendimentos especializados junto aos EPAEE visando a inclusão digital, escolar e social, por meio de estratégias que promovam a sua participação ativa no processo de ensino e aprendizagem. As ações extensionistas realizadas por intermédio do projeto serão desenvolvidas no Centro de Promoção para Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES) localizado na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). O centro é vinculado ao grupo de pesquisa Ambientes Potencializadores para Inclusão, desenvolve atendimentos especializados aos EPAEE em uma perspectiva participativa, buscando compreender seus interesses a fim de desenvolver as suas potencialidades. A partir do estudo e da análise de recursos tecnológicos, buscaremos o desenvolvimento de ações sistematizadas que contemplam: a análise e seleção de REA e TA que serão utilizados nos atendimentos durante o decorrer do projeto; conhecimento da realidade dos EPAEE; atendimento e análise semanal do desenvolvimento educacional, social e digital; elaboração e desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas por meio de metodologias ativas da aprendizagem e recursos tecnológicos. As atividades do projeto demonstram as possibilidades de se articular ensino, pesquisa e extensão. O método e instrumentos a serem utilizados comprovam a exequibilidade em proporcionar aos EPAEE oportunidades para sua inclusão digital, escolar e social, por meio de recursos tecnológicos como REA e TA com autonomia e independência.