Análise a aplicabilidade de Objetos Educacionais (OE) e Tecnologia Assistiva (TA) para contribuir com a inclusão educacional e social de EPAEE (2018 - 2019)
Descrição: A acessibilidade e a busca de estratégias para tornar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) recursos potencializadores para a aprendizagem das pessoas com deficiência, configura-se como um grande desafio para os profissionais que desenvolvem atividades e práticas com o intuito de favorecer a inclusão e o acesso de todas as pessoas ao mundo digital. Considerando esse desafio, o presente projeto visa promover a inclusão e melhoria de vida dos estudantes público alvo da educação especial (EPAEE) por médio do uso dos Objetos Educacionais (OE) e a identificação de recursos de Tecnologia Assistiva (TA) que favoreçam e contribuam para a construção da aprendizagem significativa e autônoma destes estudantes. Para isto será realizada a análise de alguns (OE) que se encontram nos repositórios do Ministério de Educação (MEC). Será realizada a seleção e utilização daqueles que apresentam características adequadas para serem utilizados com os EPAEE, realizando ações contínuas e sistematizadas definidas pelo coordenador e o grupo. Os alunos que realizaram os atendimentos dos EPAEE participarão ativamente das atividades visando sua formação integral.