REDE DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Formação de Professores nos âmbitos de Pesquisa, Ensino e Extensão da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/Unesp)
Descrição: Esta proposta está vinculada ao Grupo de Pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API) da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (PPGE/FCT/Unesp) de Presidente Prudente. A problemática que envolve esta iniciativa está relacionada à formação de professores para a criação de uma rede de compartilhamento sobre Educação Especial e Inclusiva. A inscrição no Comitê de Ética em Pesquisa é CAAE:10206912.2.0000.5402. O objetivo é criar uma rede de formação de professores que favoreça a inclusão de Estudantes Público-Alvo da Educação Especial por meio do estabelecimento de estratégias pedagógicas que viabilizem condições de acessibilidade, trabalho com projetos e uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Para o processo de formação inicial, continuada e em serviço de professores tem-se como eixos Projetos de Extensão, Núcleo de Ensino e Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) em que bolsistas, pesquisadores e voluntários atuam no acompanhamento a EPAEE e no trabalho em salas de recursos multifuncionais e regulares do ensino fundamental e médio, visando a elaboração e aplicação de práticas pedagógicas inclusivas e produção de materiais, usando como recursos Tecnologia Assistiva e TDIC, e proporcionando um ensino que valorize as diferenças. Assim, os procedimentos metodológicos são de cunho quanti-qualitativo. Os instrumentos de coleta, seleção análise de dados utilizados serão: estudo teórico, entrevistas semi-estruturadas, questionários abertos e fechados, observação participante, portfólios de registro e filmagens, além da análise de conteúdos e acompanhamento sistemático de atividades de formação. Os resultados esperados estão relacionados à formação de uma Rede de Educação Inclusiva por meio da formação de professores para melhor qualidade de ensino nas escolas públicas, com vistas à prática construcionista, contextualizada e significativa; estudo e análise para construção de materiais e métodos para EPAEE; e formação de professores presencial e a distância.