Políticas Públicas Nacionais e Internacionais em EaD: Formação de Educadores e a Abordagem CCS para Práticas Inovadoras e Inclusivas (2019 – 2021)
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar as formações na modalidade a distância de educadores construídas em parceria com instituições internacionais, fundamentadas na abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) e nas políticas públicas dos países envolvidos, visando a inclusão. Como parte da pesquisa a ser realizada, espera-se empregar a abordagem CCS em contextos de desenvolvimento profissional de docentes e gestores, considerando a democratização do acesso ao conhecimento e os princípios de uma educação para todos. A pesquisa será de cunho quali-quantitativa, no sentido de analisar o cenário nacional e internacional em termos das políticas e do processo formativo para caminhar para uma nova cultura educacional. A partir delas, serão levantadas quais são as mudanças necessárias, a partir de políticas públicas, que contemplam a formação inicial e continuada do professor, principalmente no que se refere ao fazer pedagógico, visando um processo reflexivo e que provoque transformações efetivas de acolhimento e valorização diversidade humana.