A Formação de Professores na Modalidade a Distância no Âmbito do Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP (2009 – 2013)

Descrição: Um processo educacional que define condições essenciais para uma Educação a Distância (EaD) que se entende de qualidade, deve privilegiar a interação entre todos os sujeitos envolvidos e também ao processo de construção do conhecimento do aluno mediante atividades que contemplem contexto e significado. Entretanto, esta visão de possibilidades com a EaD não é compartilhada por todos, caracterizando um cenário dicotômico entre aqueles que acreditam nesta modalidade e outros que a desqualificam como alternativa educacional. As razões para esta complexa situação têm seus fundamentos em crenças, ideologias e culturas enraizadas por um modelo de educação que não mais atende às expectativas atuais do educando. Por outro lado, observa-se uma crescente corrente política, em instâncias estaduais e federais, que encontra na EaD uma opção para atender às fortes demandas formativas. A pesquisa tem como objetivo analisar a formação de educadores por meio do curso de Pedagogia - Programa de Formação de Professores em Exercício, para a Educação Infantil, para Séries Iniciais do Ensino Fundamental e para a Gestão da Unidade Escolar, oportunizando subsídios teóricos e práticos necessários para que eles possam atuar como professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, usando tecnologias de comunicação e informação em diferentes ambientes educacionais, segundo a abordagem do estar junto virtual.

 

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