A formação de professores de uma escola da rede pública estadual em serviço para o trabalho com projetos utilizando as tecnologias de informação e comunicação

 

Descrição: A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber uma nova cultura de aprendizado onde professores tornam-se os mediadores entre seus alunos e o conhecimento. Esta nova metodologia que incorpora o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramentas facilitadoras traz mudanças importantes. Diante deste desafio, a proposta central desta pesquisa de mestrado, realizada a partir de dois mil e quatro (2004) é investigar o processo de formação em serviço de professores do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual no município de Presidente Prudente/SP/Brasil, visando que incorporassem em sua prática o trabalho com projetos aliado ao uso das TIC, para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, o processo de formação em serviço deu-se a partir da observação direta e participante nas atividades em sala de aula e na Sala Ambiente de Informática (SAI), entrevistas e diálogos abertos nas Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). Neste processo, os professores orientavam o andamento das atividades, delimitando estratégias e definindo ações para realização dos projetos. Assim, a formação dos professores durante sua própria prática proporcionou a construção do conhecimento a partir da atuação de professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, permitindo o afloramento de diferentes habilidades, por meio de uma postura autônoma, reflexiva e colaborativa.