Programa de desenvolvimento de atividades acadêmicas: ensino, extensão e pesquisa em educação inclusiva (2013 - 2018)
Descrição: A partir das experiências vivenciadas pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão, verificamos que a formação de professores inicial e em serviço na perspectiva inclusiva é de suma importância para que os estudantes público alvo da educação especial tenham o acesso aos materiais pedagógicos e de acessibilidade disponibilizados nas escolas, o que pode trazer avanços significativos para minimizar as diferenças de desempenho entre os estudantes e potencializar as habilidades de todos. As novas práticas pedagógicas devem incluir substancialmente uma mudança de postura dos professores frente aos estudantes, e a sua formação para atuar com os novos recursos pedagógicos, para que sejam explorados por meio de leituras, investigações, discussões, projetos, entre outras atividades. Para tanto, este programa visa formar tanto no âmbito da universidade (estudantes dos cursos de licenciatura), quanto em seus cenários de atuação (professores do atendimento educacional especializado municipais), a fim de que tenham elementos para articular os conhecimentos científicos aos processos teóricos e práticos educacionais, destinadas ao desenvolvimento global dos estudantes público alvo da educação especial das escolas públicas da secretaria de educação municipal parceira. Com isso, poderemos contribuir para que a comunidade científica compartilhe os resultados com a sociedade, proporcionando auxílio aos profissionais de educação que lutam por respostas que podem nortear o processo educacional diante da perspectiva de Escola Inclusiva.