Mudanças na Prática Docente com a Impregnação das Tecnologias no Ensino Superior

(2016 – 2017)

 

Descrição: As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão presentes no nosso cotidiano, permeiam nossas ações na sociedade e ficaria difícil vivermos sem elas dada a cultura tecnológica impregnada em tudo que fazemos. Imaginar uma vida sem os recursos digitais seria praticamente impossível diante da dependência dos dias de hoje. Entretanto, ao vivenciarmos essas experiências nos ambientes escolares, da Educação Básica ao Ensino Superior, constatamos que a impregnação das tecnologias, tão presente na vida das pessoas, parece não fazer parte desses contextos. Dessa forma, o problema está colocado: há que se pensar em formas de formar professores no Ensino Superior, de maneira que compreendam como impregnar e integrar TDIC de maneira a potencializar o processo de ensinar. Para solucioná-lo, é necessário que a academia, formadora de futuros professores, redobre esforços no sentido de oferecer estratégias e recursos que amparem o trabalho docente, com uma formação diferenciada e impregnada por TDIC. Portanto, o objetivo desta investigação é avaliar os efeitos e impactos de um programa de formação de professores da Educação Superior em termos de mudanças na prática docente na integração e impregnação de TDIC na formação inicial de estudantes da Universidade.