Análise de Trilhas de Aprendizagem por meio de AVA Autoconfigurável e Ferramentas de Education Data Mining (EDM) e Learning Analytics

(2019 – 2021)


Descrição: Este projeto pretende colaborar com os resultados de dois acordos internacionais de cooperação técnica e acadêmica entre a Unesp e a Universidade Aberta de Portugal (UAb) e o Santa Fe College (EUA) , no intuito de compreender a natureza multidimensional da educação híbrida (blended learning) e online, permeada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Visa resgatar os aspectos relacionados a concepções de ensino e de aprendizagem, com os mais diferenciados processos de construção do conhecimento, trazendo à tona, a necessidade de inserir o aprendiz como o centro do processo educacional, mediante a sua ação em ambientes de aprendizagem impregnados pelas TDIC. O objetivo do projeto é analisar o emprego de recursos de mineração de dados em educação -Education Data Mining (EDM) e Learning Analytics, bem como o sistema de avaliação online em iniciativas de formação de professores no AVA autoconfigurável, segundo a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS), estabelecendo um estudo para identificar as possibilidades de mapear trilhas de aprendizagem dos estudantes.