Construção de práticas inclusivas mediante o uso das tecnologias digitais para o atendimento de EPAEE (2019)

 

O Centro de Promoção para Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES), localizado na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP), realiza há mais de dez anos atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas a inclusão dos Estudantes Público-Alvo da Educação Especial (EPAEE). O CPIDES é vinculado ao Grupo de Pesquisa Ambientes Potencializadores para Inclusão (API), que desenvolve estudos relacionados ao desenvolvimento de práticas inclusivas em diferentes âmbitos, mediadas pelo uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), das metodologias ativas de aprendizagem e da Abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS), definida por Schlünzen (2015). Ao considerar as políticas educacionais vigentes que versam sobre o direito dos EPAEE de terem condições de acesso e permanência nas instituições de ensino, o presente projeto busca, dentre outros aspectos, promover a inclusão digital, escolar e social dos EPAEE que frequentam o CPIDES, a partir do desenvolvimento de práticas que considerem os seus interesses e especificidades, que promovam a participação e a aprendizagem significativa desses estudantes e que sejam mediadas pelo uso das TDIC. Além desses aspectos, o projeto proporcionará aos estudantes de graduação da FCT/UNESP a oportunidade de planejar atendimentos especializados relacionados à sua área de formação, promovendo, também, momentos de orientação, em que os estudantes conhecerão os princípios que norteiam a Educação Inclusiva. Diante das ações extensionistas que serão desenvolvidas, os estudantes de graduação poderão, futuramente, atuar na constituição de uma cultura inclusiva no âmbito profissional em que estiverem inseridos, evidenciando que práticas inclusivas devem ser desenvolvidas em todos os espaços sociais

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