Avaliação e Acessibilidade - 2017 – 2019
Descrição: Este projeto propõe o desenvolvimento de um sistema de avaliação da aprendizagem para estudantes na modalidade EaD e a implementação de recursos de acessibilidade para Ambientes Virtuais de Aprendizagem e materiais didático-pedagógicos de cursos. O Sistema UAB sustenta-se em eixos fundamentais como a democratização e o financiamento do acesso ao ensino superior, o aperfeiçoamento da gestão das instituições, a formação de recursos humanos e o estímulo à pesquisa e à investigação e a avaliação da EaD. Por isso, propor a equiparação de oportunidades e acesso a todos, aprimorar os sistemas de gerenciamento acadêmico e avaliação e formar técnicos administrativos, docentes e discentes também demandam de recursos de acessibilidade, possibilitando que a democratização atenda aos seus pressupostos. Nesse sentido, além de criar um sistema de avaliação, a acessibilidade perpassará as ações do projeto, uma vez que a proposta do sistema acadêmico integrado será acessível. Nos ambientes em EaD devem ser implementados sistemas de avaliação quali-quantitativa, em que não somente as atividades, mas os depoimentos e participação nos fóruns por parte dos discentes sejam analisadas. A presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na modalidade EaD implica em repensar e reorganizar a avaliação dos processos de ensinar e aprender, de maneira que a forma de mensurar o grau de proficiência incorporada nesses processos, o que pode ser feito através do uso de Testes Adaptativos Computadorizados (TAC), cujos resultados podem ser avaliados a partir da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que permite mensurar a habilidade de cada indivíduo. Este projeto deve se integrar aos três anteriores, pois a avaliação acessível exerce um papel transversal entre os projetos, pois em todos os processos é importante a incorporação de verificação dos resultados. Convênio CAPES no. 841198/2016