BIOE ? Localização, Catalogação e Tradução de Objetos Digitais Educacionais (2010 – 2011)
Descrição: O trabalho neste projeto é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar composta por professores e alunos da Unesp, contribuindo fortemente na formação inicial dos futuros professores, além de incrementar o repositório de objetos educacionais do Ministério da Educação e o Portal do Professor da SEED, atendendo a necessidade cada vez mais premente de integração de diversas mídias e o enriquecimento dos ambientes de aprendizagem em escolas públicas. No projeto do Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) e Portal do Professor, a UNESP já atua desde o seu início, para o qual avaliamos e catalogamos 1234 objetos nas áreas Matemática, Física, Química, Educação Ambiental, Educação Especial e Geografia, no ano de 2008. Este trabalho é apoiado pelo amplo portfólio de cursos de licenciatura (Matemática, Física, Química, Pedagogia, Educação Física, Biologia e Geografia) da Unesp. Destacamos que nesta etapa do projeto estaremos tanto atenção especial a avaliação e catalogação de materiais para a Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional, áreas que ainda apresentam carência de matérias no BIOE e no Portal do Professor. Ainda em 2008, a UNESP passou a integrar o sistema Universidade Aberta do Brasil, oferecendo cursos de extensão a universitária que já beneficiou mais de 3.000 professores em todo o Brasil. Nesta ação, a Universidade desenvolveu material didático-pedagógico, incluindo novos objetos de aprendizagem e materiais multimidiáticos. A proposta agora é localizar, analisar, selecionar e catalogar materiais didáticos digitais da Educação Básica, tais como vídeos, objetos de aprendizagem, textos, hipertextos, áudios e outros em sites e portais de acesso público para posteriormente serem disponibilizados no Portal do Professor da SEED e banco internacional de objetos complexos também da SEED. A seleção e catalogação deverá seguir a orientação da SEED considerando os padrões do Portal do professor. Portanto, a articulação desta proposta.