A Formação de Agentes Multiplicadores-Parceiros na Empresa: do Presencial para o Virtual (2001 - 2006)

Descrição: Um novo panorama mundial para o trabalho demanda um novo tipo de profissional, para o qual características intelectuais são exigidas e valorizadas como a capacidade de resolver problemas, a criatividade, a participação colaborativa e o aprendizado. Neste contexto, as empresas estão a procura de meios para formar um trabalhador que não só saiba fazer, mas também que compreenda o que faz. O software com abordagem construcionista é extremamente adequado a esta nova situação pois envolve o trabalhador diretamente na construção do seu conhecimento, ou por meio da própria programação do computador ou pela definição e simulação de problemas segundo seu entendimento. A aprendizagem então ocorre em um processo cíclico de descrição-execução-reflexão-depuração-descrição. A metodologia de capacitação e de avaliação já construída em pesquisa anterior, considerando o uso de um software construcionista, propõe que o trabalho de formação seja feito pelos próprios trabalhadores, ou seja, por quem está no contexto, vivendo os problemas do dia-a-dia. Cria-se, então, a figura do trabalhador multiplicador de conhecimento, um facilitador da aprendizagem, que pertence ao mesmo contexto de trabalho do aprendiz, ou seja, faz parte do quadro de funcionários da empresa e exerce a mesma função do aprendiz, convivendo com os problemas reais do ambiente de trabalho. Esta metodologia de capacitação já foi utilizada por uma empresa multinacional e mais de cem trabalhadores já foram capacitados por seis trabalhadores multiplicadores de conhecimento, segundo a abordagem construcionista, contextualizada e significativa. Os resultados alcançados com a criação deste ambiente de aprendizagem construcionista mostraram importantes contribuições para a aprendizagem dos trabalhadores, favorecendo um progresso individual e refletindo em expressivos ganhos operacionais para a empresa. Nesta avaliação, foram considerados não apenas os aspectos cognitivos, mas também os procedimentais, os de desempenho.

HELIX_NO_MODULE_OFFCANVAS