Centro de Promoção da Inclusão Digital, Educacional e Social (CPIDES) Responsáveis: Profa. Dra. Elisa Tomoe Moriya Schlünzen
Responsáveis: Profa. Dra. Elisa Tomoe Moriya Schlünzen
Prof. Dr. Klaus Schlünzen Junior.
Descrição: O projeto tem como principal objetivo a construção de um Centro de Promoção da Inclusão Digital, Educacional e Social - CPIDES que visará beneficiar pessoas excluídas socialmente e digitalmente, como: Pessoas com Necessidades Especiais PNE’s, jovens menos favorecidos financeiramente, jovens em situação de risco pessoal e social e demais pessoas inseridas neste contexto.
O Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramenta para proporcionar a Inclusão Social, Digital e Educacional de Pessoas com Necessidades Especiais
Responsáveis: Profa. Dra. Elisa Tomoe Moriya Schlünzen
Coordenador do Laboratório Santander: Prof Dr Klaus Schlünzen Junior.
Pedagógicas: Profa Ms Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, Profa Esp. Jane Aparecida de Souza Santana, Daniela Cristina Barros de Souza, Liliane Santos Machado.
Estagiários: Cícera Aparecida Lima Malheiro, Carina Costa, Janiele de Souza, Juliana Dalbem Omodei, Carlos Silva, Paula Spolador, Larissa Souza, Paloma Alinne Rodrigues.
Descrição: O Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramenta para
proporcionar a Inclusão Social, Digital e Educacional de Pessoas com
Necessidades Especiais.
proporcionar a Inclusão Social, Digital e Educacional de Pessoas com
Necessidades Especiais.
Projeto da Pró-Reitoria de Extensão Universitária - PROEX, sob orientação do Profo. Dr. Klaus Schlünzen Junior no ano de 2013.
Responsáveis: Profa. Dra. Elisa Tomoe Moriya Schlünzen
Prof. Dr. Klaus Schlünzen Junior.
Estagiário: Alvaro Ramos Dias
Descrição: A Educação Especial nos últimos anos tem como resultado da luta das próprias
pessoas com deficiência e de seus familiares, espaços na sociedade, o rompimento dos
tradicionais paradigmas segregativos e a consequente adoção de procedimentos que
possam contribuir e garantir a essas pessoas as condições necessárias à sua participação
como sujeitos sociais.
pessoas com deficiência e de seus familiares, espaços na sociedade, o rompimento dos
tradicionais paradigmas segregativos e a consequente adoção de procedimentos que
possam contribuir e garantir a essas pessoas as condições necessárias à sua participação
como sujeitos sociais.
Relatório - Projeto de Extensão
Responsáveis: Profa. Dra. Elisa Tomoe Moriya Schlünzen
Prof. Dr. Klaus Schlünzen Junior.
Estagiário: Luiz Fernando da Silva Lourenço
Descrição: O grupo API (Ambiente Potencializador para Inclusão) visa à formação
continuada de professores, e a inclusão digital, social e escolar, de pessoas com
deficiência através de acompanhamentos que utilizam como ferramentas: o
computador, Softwares educativos, desenvolvidos no próprio grupo de pesquisa
ou por terceiros e internet.
continuada de professores, e a inclusão digital, social e escolar, de pessoas com
deficiência através de acompanhamentos que utilizam como ferramentas: o
computador, Softwares educativos, desenvolvidos no próprio grupo de pesquisa
ou por terceiros e internet.
Implementação de ferramentas de acessibilidade em Objetos Educacionais (OE) para a Educação Inclusiva
Bolsista: Aline Aparecida Alcântara da Silva.
Orientador: Klaus Schlünzen Junior.
Descrição: O projeto “Implementação de ferramentas de acessibilidade em Objetos
Educacionais (OE) para a Educação Inclusiva” foi desenvolvido no Centro de
Promoção para Inclusão Digital, Escolar e Social (Cpides), da Universidade Estadual
Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Presidente Prudente, que
realiza atendimentos que podem ser entendidos como semelhantes ao Atendimento
Educacional Especializado (AEE).
Educacionais (OE) para a Educação Inclusiva” foi desenvolvido no Centro de
Promoção para Inclusão Digital, Escolar e Social (Cpides), da Universidade Estadual
Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Presidente Prudente, que
realiza atendimentos que podem ser entendidos como semelhantes ao Atendimento
Educacional Especializado (AEE).