Centro de Promoção da Inclusão Digital, Educacional e Social (CPIDES) Responsáveis: Profa. Dra. Elisa Tomoe Moriya Schlünzen
Responsáveis: Profa. Dra. Elisa Tomoe Moriya Schlünzen
Prof. Dr. Klaus Schlünzen Junior.
Descrição: O projeto tem como principal objetivo a construção de um Centro de Promoção da Inclusão Digital, Educacional e Social - CPIDES que visará beneficiar pessoas excluídas socialmente e digitalmente, como: Pessoas com Necessidades Especiais PNE’s, jovens menos favorecidos financeiramente, jovens em situação de risco pessoal e social e demais pessoas inseridas neste contexto.
O Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramenta para proporcionar a Inclusão Social, Digital e Educacional de Pessoas com Necessidades Especiais
Responsáveis: Profa. Dra. Elisa Tomoe Moriya Schlünzen
Coordenador do Laboratório Santander: Prof Dr Klaus Schlünzen Junior.
Pedagógicas: Profa Ms Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, Profa Esp. Jane Aparecida de Souza Santana, Daniela Cristina Barros de Souza, Liliane Santos Machado.
Estagiários: Cícera Aparecida Lima Malheiro, Carina Costa, Janiele de Souza, Juliana Dalbem Omodei, Carlos Silva, Paula Spolador, Larissa Souza, Paloma Alinne Rodrigues.
Descrição: O Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramenta para
proporcionar a Inclusão Social, Digital e Educacional de Pessoas com
Necessidades Especiais.
proporcionar a Inclusão Social, Digital e Educacional de Pessoas com
Necessidades Especiais.
Projeto da Pró-Reitoria de Extensão Universitária - PROEX, sob orientação do Profo. Dr. Klaus Schlünzen Junior no ano de 2013.
Responsáveis: Profa. Dra. Elisa Tomoe Moriya Schlünzen
Prof. Dr. Klaus Schlünzen Junior.
Estagiário: Alvaro Ramos Dias
Descrição: A Educação Especial nos últimos anos tem como resultado da luta das próprias
pessoas com deficiência e de seus familiares, espaços na sociedade, o rompimento dos
tradicionais paradigmas segregativos e a consequente adoção de procedimentos que
possam contribuir e garantir a essas pessoas as condições necessárias à sua participação
como sujeitos sociais.
pessoas com deficiência e de seus familiares, espaços na sociedade, o rompimento dos
tradicionais paradigmas segregativos e a consequente adoção de procedimentos que
possam contribuir e garantir a essas pessoas as condições necessárias à sua participação
como sujeitos sociais.
Relatório - Projeto de Extensão
Responsáveis: Profa. Dra. Elisa Tomoe Moriya Schlünzen
Prof. Dr. Klaus Schlünzen Junior.
Estagiário: Luiz Fernando da Silva Lourenço
Descrição: O grupo API (Ambiente Potencializador para Inclusão) visa à formação
continuada de professores, e a inclusão digital, social e escolar, de pessoas com
deficiência através de acompanhamentos que utilizam como ferramentas: o
computador, Softwares educativos, desenvolvidos no próprio grupo de pesquisa
ou por terceiros e internet.
continuada de professores, e a inclusão digital, social e escolar, de pessoas com
deficiência através de acompanhamentos que utilizam como ferramentas: o
computador, Softwares educativos, desenvolvidos no próprio grupo de pesquisa
ou por terceiros e internet.
Implementação de ferramentas de acessibilidade em Objetos Educacionais (OE) para a Educação Inclusiva
Bolsista: Aline Aparecida Alcântara da Silva.
Orientador: Klaus Schlünzen Junior.
Descrição: O projeto “Implementação de ferramentas de acessibilidade em Objetos
Educacionais (OE) para a Educação Inclusiva” foi desenvolvido no Centro de
Promoção para Inclusão Digital, Escolar e Social (Cpides), da Universidade Estadual
Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Presidente Prudente, que
realiza atendimentos que podem ser entendidos como semelhantes ao Atendimento
Educacional Especializado (AEE).
Educacionais (OE) para a Educação Inclusiva” foi desenvolvido no Centro de
Promoção para Inclusão Digital, Escolar e Social (Cpides), da Universidade Estadual
Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Presidente Prudente, que
realiza atendimentos que podem ser entendidos como semelhantes ao Atendimento
Educacional Especializado (AEE).
Implementação de ferramentas de acessibilidade em Objetos Educacionais (OE) para a Educação Inclusiva (2013 - 2015)
Descrição: Atualmente, muito tem se falado sobre a Acessibilidade de Estudantes
Público-alvo da Educação Especial (EPAEE) nos diversos setores da sociedade. Neste
sentido, a busca de estratégias para tornar as Tecnologias Digitais de Informação e
Comunicação – TDIC mais acessíveis tem sido um grande desafio para os profissionais
que desenvolvem atividades com o intuito de favorecer a Inclusão e o acesso de todas
as pessoas, ao mundo digital independente de suas limitações físicas e cognitivas.
Público-alvo da Educação Especial (EPAEE) nos diversos setores da sociedade. Neste
sentido, a busca de estratégias para tornar as Tecnologias Digitais de Informação e
Comunicação – TDIC mais acessíveis tem sido um grande desafio para os profissionais
que desenvolvem atividades com o intuito de favorecer a Inclusão e o acesso de todas
as pessoas, ao mundo digital independente de suas limitações físicas e cognitivas.
Acessibilidade em Objetos Educacionais (OE) e Tecnologia Assistiva para a Educação Inclusiva (2016 - 2017)
Descrição: A acessibilidade e a busca de estratégias para tornar as Tecnologias
Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) recursos potencializadores para pessoas
com deficiências tem sido um grande desafio para os profissionais que desenvolvem
atividades com o intuito de favorecer a Inclusão e o acesso de todas as pessoas, ao
mundo digital independente de suas limitações físicas e cognitivas.
Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) recursos potencializadores para pessoas
com deficiências tem sido um grande desafio para os profissionais que desenvolvem
atividades com o intuito de favorecer a Inclusão e o acesso de todas as pessoas, ao
mundo digital independente de suas limitações físicas e cognitivas.
Análise e aplicabilidade de Objetos Educacionais (OE) e Tecnologia Assistiva (TA) para contribuir com a inclusão educacional e social de EPAEE (2018)
Descrição: A acessibilidade e a busca de estratégias para tornar as Tecnologias Digitais
de Informação e Comunicação (TDIC) recursos potencializadores para a aprendizagem
das pessoas com deficiência, configura-se como um grande desafio para os profissionais
que desenvolvem atividades e práticas com o intuito de favorecer a inclusão e o acesso
de todas as pessoas ao mundo digital.
de Informação e Comunicação (TDIC) recursos potencializadores para a aprendizagem
das pessoas com deficiência, configura-se como um grande desafio para os profissionais
que desenvolvem atividades e práticas com o intuito de favorecer a inclusão e o acesso
de todas as pessoas ao mundo digital.
Construção de práticas inclusivas mediante o uso das tecnologias digitais para o atendimento de EPAEE (2019)
Descrição: O Centro de Promoção para Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES),
localizado na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP), realiza há mais de dez
anos atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas a inclusão dos Estudantes
Público-Alvo da Educação Especial (EPAEE). O CPIDES é vinculado ao Grupo de
Pesquisa Ambientes Potencializadores para Inclusão (API), que desenvolve estudos
relacionados ao desenvolvimento de práticas inclusivas em diferentes âmbitos,
mediadas pelo uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), das
metodologias ativas de aprendizagem e da Abordagem Construcionista, Contextualizada
e Significativa (CCS), definida por Schlünzen (2015).
localizado na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP), realiza há mais de dez
anos atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas a inclusão dos Estudantes
Público-Alvo da Educação Especial (EPAEE). O CPIDES é vinculado ao Grupo de
Pesquisa Ambientes Potencializadores para Inclusão (API), que desenvolve estudos
relacionados ao desenvolvimento de práticas inclusivas em diferentes âmbitos,
mediadas pelo uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), das
metodologias ativas de aprendizagem e da Abordagem Construcionista, Contextualizada
e Significativa (CCS), definida por Schlünzen (2015).
A Inclusão Digital, Escolar e Social de EPAEE mediante o uso de tecnologias digitais: Perspectivas e Possibilidades para uma Educação Inclusiva (2022)
Descrição: O Centro de Promoção para Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES),
localizado na Faculdade de Ciências e Tecnologia (Fct-UNESP), realiza há mais de dez
anos atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas a inclusão dos Estudantes
Público-Alvo da Educação Especial (EPAEE).
localizado na Faculdade de Ciências e Tecnologia (Fct-UNESP), realiza há mais de dez
anos atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas a inclusão dos Estudantes
Público-Alvo da Educação Especial (EPAEE).