Formação Digital e Inclusiva no Programa Braille Bricks Brasil: Abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (2022 – atual)
Descrição: As instituições de ensino superior que se comprometem em desenvolver um processo formativo docente com qualidade, equidade e inclusão consideram as necessidades tecnológicas, as abordagens pedagógicas e os estilos de aprendizagem de seus estudantes. Considerando o desenvolvimento profissional de educadores, é importante que o processo formativo esteja diretamente articulado entre teoria e prática para que se torne significativo. Neste projeto, as práticas pedagógicas e formativas estão diretamente pautadas na abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) que, por meio dos 20 anos de experiência, possibilitou observar que os estudantes constroem algo do seu interesse, usando a tecnologia dentro do seu contexto de atuação ou vivência, permitindo que seja dado significado a aprendizagem no decorrer da formação, e sobremaneira valorizando a diferença. Desse modo, este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar como o processo de formação digital de professores no Programa Braille Bricks Brasil (BBB), segundo a abordagem CCS, pode contribuir para a construção de um processo de inclusão em escolas públicas brasileiras e do exterior. O PBBB é uma iniciativa globalmente inovadora da Fundação Dorina Nowill para Cegos (FDN) que utiliza peças do tipo LEGO, marcadas com o Sistema Braille, para promover a inclusão e a aprendizagem de crianças com deficiência visual desde o início da sua alfabetização. A pesquisa será de cunho quali-quantitativa e analisará o cenário em termos das políticas públicas e do processo formativo docente com vistas a uma nova cultura educacional no Brasil. Em termos qualitativos, no trabalho de campo da pesquisa, serão analisados os ambientes virtuais de aprendizagem, os materiais pedagógicos, as atividades sugeridas e desenvolvidas pelos educadores cursistas, com base na abordagem CCS e em contextos de desenvolvimento profissional de docentes e gestores. Em termos quantitativos, serão aplicados dois questionários, um diagnóstico e outro de avaliação da formação. Como resultado, os pesquisadores esperam compreender quais foram as metodologias, abordagens e recursos usados na elaboração e no desenvolvimento do processo de formação docente realizado em cooperação com a equipe envolvida da FDN. Os pesquisadores também analisarão a elaboração, a realização e a avaliação do processo formativo pesquisado em sete estados brasileiros de forma a verificar se a abordagem e os recursos tecnológicos utilizados favoreceram um processo reflexivo e provocaram transformações efetivas de acolhimento e valorização das habilidades e competências para uma educação mais inclusiva nas mais diversas modalidades de ensino e por meio digital.