Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para a Inclusão Social, Digital e Educacional de Pessoas com Necessidades Especiais (2005 - 2018)
Descrição: O projeto aborda a temática da Inclusão quer no âmbito escolar, social, digital ou profissional, atualmente foco de reflexão em todos os setores, principalmente dentro do campo acadêmico. O grupo de pesquisa Ambientes Potencializadores para Inclusão (API) realiza, desde 2002, estudos e estratégias pedagógicas e de formação de professores para a promoção da inclusão digital, social e educacional de Pessoas com Necessidades Especiais, inseridas em um ambiente denominado: Construcionista, Contextualizado e Significativo (CCS), para o desenvolvimento de projetos. Para tanto, o projeto visa a formação inicial dos estudantes dos cursos de licenciatura da unidade e também a formação em serviço de professores da rede regular da região. A metodologia adotada (análise teórica e metodológica para fundamentação teórica, entrevistas, estudo das patologias, elaboração de atividades contextualizadas, entre outras), tem contribuído tanto para a construção do conhecimento e para o afloramento da afetividade e sociabilidade dos atendidos, quanto para a formação dos agentes atuantes no projeto. Deste modo, os avanços obtidos (desenvolvimento afetivo, social e cognitivo) até 2014 comprovam que é possível alcançar a inclusão dessas pessoas, desde que seu potencial e não suas limitações sejam evidenciadas e exploradas, de forma que expressem seus valores, ideias e habilidades.