A Formação de Educadores para uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) visando potencializar a Inclusão Digital, Social e Educacional

Descrição: Atualmente o processo de inclusão Digital, Social e Educacional de qualquer deficiente tem sido discutida por muitos profissionais da Educação e pesquisadores, pois busca-se descobrir estratégias inovadoras em sala de aula, adaptando o projeto pedagógico e construir uma nova filosofia educativa para atender as exigências expostas pela LDB/9394, que prevê a inclusão dos deficientes em diferentes modalidades de ensino, ou seja, uma educação de qualidade para todos. Tendo em vista este cenário, o objetivo do presente projeto é investigar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para melhorar processo de inclusão Digital, Social e Educacional de deficientes, visando a elaboração de novas práticas pedagógicas que auxiliem os educadores em seu ambiente escolar. Para tanto, desenvolve-se pesquisa de cunho qualitativo do tipo investigação-formação, problematização, estudo de caso, entre outras. Assim, adota-se o desenvolvimento de projetos de trabalho (HERNÁNDEZ, 1998, ALMEIDA, 2001) por meio da realização de atividades que surgem do interesse e do desejo de cada aluno, segundo a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) (SCHLÜNZEN, 2000, Valente, 2002), bem como a formação contextualizada dos educadores (PERRENOUD, 2002, NÓVOA, 2002, GARCIA, 2003). Como resultados destacamos o 2º lugar no II Prêmio Telemar de Inclusão Digital - Edição 2005, na categoria Universidade. Além disso, o projeto foi avaliado pelo Banco NossaCaixa e recebeu a doação de aproximadamente de R$ 200.000,00 (Duzentos mil reais) para a construção de sede própria denominada Centro de Promoção da Inclusão Digital, Educacional e Social - CPIDES.

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