Mineração de Dados e Learning Analytics em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (Formais e não-formais) Autoconfiguráveis, Colaborativos e Construcionistas: Um Estudo do programa ProfÁgua

(2017 – 2018)

 

Descrição: O projeto pretende desenvolver e analisar o emprego de recursos de mineração de dados em educação (Education Data Mining ? EDM) e learning Analytics em um AVA autoconfigurável, colaborativo e construcionista, utilizado no programa ProfÁgua, que identifica o perfil e as opções definidas pelo aprendiz e personaliza os recursos do ambiente de maneira a atender meios de desenvolvimento de uma aprendizagem (formal ou não-formal) do estudante, dentro de uma abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS). A pesquisa tem como desafio lidar com grande volume de dados gerados pela interação de usuários (professores e estudantes) nos AVA, sendo sistematicamente armazenados e recuperados em forma de relatórios por meio de sistemas que já implementados ou a serem implementados no próprio portal Edutec da Unesp. O lócus de investigação será o programa ProfÁgua e, nesse cenário, a pesquisa será direcionada, em um primeiro momento, na aplicação de técnicas de mineração de dados para extrair informações estratégicas, como: perfil socioeconômico dos estudantes, formação dos estudantes, tipos de interação gerados no AVA, impactos gerados pelo apoio da tutoria on-line, impactos gerados pelas atividades propostas, entre outros que se possam conhecer a partir da determinação de padrões. Espera-se com a investigação aprimorar e aplicar as ferramentas de mineração de dados EDM no AVA ? NEaD/Unesp no contexto do Programa ProfÁgua, empregar as ferramentas e as técnicas de Learning Analytics aos dados do AVA e avaliar a sua legitimidade diante da mineração de determinados dados, e desenvolver uma metodologia de análise qualitativa de dados em AVA autoconfiguráveis e acessíveis.