Cpides

Centro de Promoção da Inclusão Digital, Educacional e Social (CPIDES)

 

Responsáveis: Profa. Dra. Elisa Tomoe Moriya Schlünzen Prof. Dr. Klaus Schlünzen Junior

O projeto tem como principal objetivo a construção de um Centro de Promoção da Inclusão Digital, Educacional e Social - CPIDES que visará beneficiar pessoas excluídas socialmente e digitalmente, como: Pessoas com Necessidades Especiais PNE’s, jovens menos favorecidos financeiramente, jovens em situação de risco pessoal e social e demais pessoas inseridas neste contexto.

Pretende-se com o projeto CPIDES a criação de um espaço adequado que possibilite pesquisas para construir uma formação educacional e/ou profissional para as Pessoas com Deficiência (PD) no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), preparando- as para a vida e/ou trabalho, bem como a formação de educadores, visando um ensino de qualidade para todos. Assim, este projeto insere-se em uma área estratégica: Informática e Educação.

Além disso, com os recursos tecnológicos e a rede Internet, pretende-se estender este serviço a outras comunidades no Brasil por meio da disponibilização das experiências em um portal do Ministério da Educação (MEC), bem como, criar um veículo de comunicação virtual para troca de vivências e de informações entre pesquisadores, profissionais envolvidos com inclusão digital, educacional e social, empregadores e demais representantes da sociedade para subsidiar as pesquisas do Programa.
Logo, a Universidade como um todo também disponibilizará recursos existentes na Faculdade para a Educação a Distância – EaD, promovendo cursos de formação para profissionais que prestam assistência aos PNE’s ou outras pessoas que também sofrem algum tipo de exclusão em todo o Brasil. Salientamos que o grupo também possui uma larga experiência em Educação à Distância que poderá estar estendendo o trabalho para todos aqueles que desejarem ser capacitados, trazendo uma grande contribuição para a vida das PD.


INFRAESTRUTURA DO PROJETO / ESTIMATIVAS DE CUSTOS

O custo doado para a implantação e funcionamento do projeto CPIDES é de R$ 410.000,00 (Quatrocentos e Dez mil reais). A área de construção para o funcionamento do CPIDES é de 373,58 m2.


OBJETIVOS

O projeto tem como principal objetivo a construção de um Centro de Promoção da Inclusão Digital, Educacional e Social - CPIDES que visará beneficiar pessoas excluídas socialmente e digitalmente, como: Pessoas com Necessidades Especiais PNE’s, jovens menos favorecidos financeiramente, jovens em situação de risco pessoal e social e demais pessoas inseridas neste contexto.

Pretende-se com o projeto CPIDES a criação de um espaço adequado que possibilite uma formação educacional e/ou profissional para essas pessoas no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC, preparando-as para a vida e/ou trabalho. Assim, este projeto insere-se em uma área estratégica: Informática e Educação.

 

LOCAL DE INSTALAÇÃO E FUNCIONAMENTO

A construção do CPIDES, bem como o seu funcionamento, será feita na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista – Unesp – Campus de Presidente Prudente – SP. A cidade de Presidente Prudente é pólo regional do oeste paulista, situada a 550 Km de São Paulo, possuindo aproximadamente 200 mil habitantes, atendendo também a região. Além disso, com os recursos tecnológicos e a rede Internet, pretende-se estender este serviço a outras comunidades no Brasil por meio da disponibilização das experiências em um portal Institucional denominado Rede-PI, bem como, criar um veículo de comunicação virtual para troca de vivências e de informações entre pesquisadores, profissionais envolvidos com inclusão digital, educacional e social, empregadores e demais representantes da sociedade.


RELEVÂNCIA SOCIAL

Dentre as várias contribuições do projeto para a área Educacional e Social, citamos:

População a ser beneficiada

Segundo estimativas do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 14,5% da população brasileira é portadora de algum tipo de deficiência, o que significa mais de 24 milhões de pessoas. Portanto, se considerarmos este percentual teremos um cenário do universo potencial de pessoas que poderão ser beneficiadas com este projeto, sem mesmo relacionar as pessoas excluídas da sociedade por outras razões.

Além disso, outros dados do cenário nacional, como por exemplo: nosso país amarga o 3º. lugar mundial em número de desempregados (PNAD 1999); 35% da população brasileira vivem em condições de pobreza (IPEA 1999); 65% dos brasileiros acima de 15 anos não completaram oito anos de estudos, sendo seis anos a sua média de estudos (metade do que recomenda a UNESCO); entre outros, nos confirmam a importância e a iminência de um projeto dessa natureza.

Potencialização da Inclusão Digital, Social e Educacional

A experiência de usar o computador para melhorar o processo ensino e aprendizagem de PNE’s iniciou em 1997 na Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD, na cidade de São Paulo. Neste momento, a idealizadora deste projeto, Profª Drª Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, pôde descobrir os princípios básicos que orientariam o professor no desenvolvimento de uma metodologia que faz uso do computador ao criar ambientes para crianças com necessidades especiais físicas, despertando as potencialidades e habilidades do aluno, adotando como estratégia o desenvolvimento de projetos.
Após a finalização da pesquisa de doutorado, já no ano seguinte (2001), orientou uma pesquisa que atendia e acompanhava uma aluna com Paralisia Cerebral. Este trabalho consistia em auxiliar esta aluna a descobrir-se como um ser que, mais tarde, inserida na sociedade, se desenvolveria cognitivamente, usando as TIC.
No ano de 2002 os trabalhos continuaram usando as tecnologias para a inclusão digital e social dos PNE’s. Este trabalho foi ampliado. No início do ano eram 6 (seis) alunos que apresentavam outros tipos de necessidades como: visão subnormal, descontrole motor, dificuldades educativas, de audição e de fala, finalizando o ano com 15 (quinze) alunos.
No ano de 2003 foram atendidos aproximadamente 50 (cinquenta) alunos, que residem em Presidente Pudente-SP/Brasil e região. Na ocasião, constituiu-se um grupo de profissionais que participavam deste trabalho, cujo objetivo é modificar a vida dos PNE’s para que ocorra a sua inclusão digital e social. Além disso, pretendia-se gerar referências para orientar outros profissionais que possuem interesse em usar as TIC para o desenvolvimento destes alunos, distanciados da sociedade e do ambiente escolar sem uma perspectiva de crescimento cognitivo, psicológico e profissional.
O trabalho apresentou grandes e significativos resultados em relação ao desenvolvimento: cognitivo, afetivo, emocional e social. As atividades permitiram capacitar vários profissionais com apoio da FCT/Unesp. No entanto, a continuidade deste trabalho e sua ampliação podem ser interrompidas uma vez que deparamo-nos com o problema de infra-estrutura. Estamos utilizando um laboratório que nos é emprestado apenas por um dia da semana e não possui as condições adequadas para o atendimento das PNE’s. Com o crescimento elevado da demanda a cada ano, devido ao número imenso de solicitações, porque este tipo de capacitação abre uma enorme perspectiva de mudança na vida destas pessoas, julgamos pois importante construir uma sede própria para este fim.
Assim, com este trabalho, nasceu a esperança de muitos realizarem seus sonhos de sentirem-se produtivos, oportunizando sua inserção no mundo do trabalho. Uma vez que enfrentamos uma dura realidade, pois a maioria dos alunos que chega até nosso grupo não está ao menos alfabetizada. Esta situação não permite o cumprimento da Lei Federal Brasileira (Decreto Federal no. 3.298/99) que obriga
as empresas com mais de 100 funcionários ter um percentual de PNE’s em seu quadro. Diante desta realidade, a diretoria da Faculdade de Ciência e Tecnologia – FCT/Unesp de Presidente Prudente resolveu incentivar o grupo cedendo área livre para construção na Universidade, materiais para a sua sustentabilidade e o trabalho de alguns de seus pesquisadores, oferecendo um espaço para institucionalizar um centro preparatório para os excluídos e carentes. Convém salientar que, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp, estaremos disponibilizando e auxiliando com as experiências vivenciadas, outras instituições de assistência, visando melhorias no atendimento destas pessoas e demais excluídas. Logo, a Universidade como um todo também disponibilizará recursos existentes na Faculdade para a Educação a Distância – EaD, promovendo cursos de formação para profissionais que prestam assistência aos PNE’s ou outras pessoas que também sofrem algum tipo de exclusão em todo o Brasil. Salientamos que o grupo também possui uma larga experiência em Educação à Distância que poderá estar estendendo o trabalho para todos aqueles que desejarem ser capacitados, trazendo uma grande contribuição para a vida destas pessoas e, conseqüentemente, do País.

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