Livros publicados/organizados ou edições

 

SCHLUNZEN, E. T. M.; SANTOS, D. A. N. . Práticas pedagógicas do professor: abordagem construcionista, contextualizada e significativa para uma educação inclusiva. 1. ed. Curitiba/PR: Appris, 2016. v. 1. 145p .


SCHLÜNZEN, E. T. M.; RINALDI, R. P. (Org.) . Formação de Educadores: Compromisso com a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 01. ed. São Carlos/SP: ABPEE: Marquezine & Manzini, 2014. v. 01. 190p .


PRADO, L. L. (Org.) ;
SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus (Org.) ; SCHLÜNZEN, E. T. M. (Org.) . Filosofia (Coleção Temas de Formação). 1. ed. São Paulo/SP: Cultura Acadêmica, Universidade Estadual Paulista, Núcleo de Educação à Distância, 2013. v. 1.


GUIMARAES, R. B. (Org.) ;
SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus (Org.) ; SCHLÜNZEN, E. T. M. (Org.) . Geografia (Coleção Temas de Formação). 1. ed. São Paulo/SP: Cultura Acadêmica, Universidade Estadual Paulista, Núcleo de Educação à Distância, 2013. v. 2.


GUIMARAES, R. B. (Org.) ;
SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus (Org.) ; SCHLÜNZEN, E. T. M. (Org.) . Geografia (Coleção Temas de Formação). 1. ed. São Paulo/SP: Cultura Acadêmica, Universidade Estadual Paulista, Núcleo de Educação à Distância, 2013. v. 2.


OLIVEIRA, O. M. M. F. (Org.) ;
SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus (Org.) ; SCHLÜNZEN, E. T. M. (Org.) . Química (Coleção Temas de Formação). 1. ed. São Paulo/SP: Cultura Acadêmica, Universidade Estadual Paulista, Núcleo de Educação à Distância, 2013. v. 3.


OLIVEIRA, O. M. M. F. (Org.) ;
SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus (Org.) ; SCHLÜNZEN, E. T. M. (Org.) . Química (Coleção Temas de Formação). 1. ed. São Paulo/SP: Cultura Acadêmica, Universidade Estadual Paulista, Núcleo de Educação à Distância, 2013. v. 3.


NORTE, M. B. (Org.) ;
SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus (Org.) ; SCHLÜNZEN, E. T. M. (Org.) . Língua Inglesa (Coleção Temas de Formação). 1. ed. São Paulo/SP: Cultura Acadêmica, Universidade Estadual Paulista, Núcleo de Educação à Distância, 2013. v. 4.


NORTE, M. B. (Org.) ;
SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus (Org.) ; SCHLÜNZEN, E. T. M. (Org.) . Língua Inglesa (Coleção Temas de Formação). 1. ed. São Paulo/SP: Cultura Acadêmica, Universidade Estadual Paulista, Núcleo de Educação à Distância, 2013. v. 4.


COUTINHO, R. G. (Org.) ;
SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus (Org.) ; SCHLÜNZEN, E. T. M. (Org.) . Artes (Coleção Temas de Formação). 1. ed. São Paulo/SP: Cultura Acadêmica, Universidade Estadual Paulista, Núcleo de Educação à Distância, 2013. v. 5.


COUTINHO, R. G. (Org.) ;
SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus (Org.) ; SCHLÜNZEN, E. T. M. (Org.) . Artes (Coleção Temas de Formação). 1. ed. São Paulo/SP: Cultura Acadêmica, Universidade Estadual Paulista, Núcleo de Educação à Distância, 2013. v. 5.


PRADO, L. L. (Org.) ;
SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus (Org.) ; SCHLÜNZEN, E. T. M. (Org.) . Filosofia (Coleção Temas de Formação). 1. ed. São Paulo/SP: Cultura Acadêmica, Universidade Estadual Paulista, Núcleo de Educação à Distância, 2013. v. 1.


SCHLÜNZEN, E. T. M.. Caderno de formação: formação de professores: Bloco 02: Didática dos conteúdos. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. v. 11. 112p .


SCHLÜNZEN, E. T. M.. Caderno de formação: formação de professores: Bloco 02: Didática dos conteúdos (Eixo articulador educação inclusiva e especial parte IV). 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. v. 8. 216p .


SCHLÜNZEN, E. T. M.. Tecnologia Assistiva, Projetos, Acessibilidade e Educação a Distância: rompendo barreiras na formação de educadores. São Paulo: Paco Editorial, 2011. 185p .


SCHLÜNZEN, E. T. M.. Caderno de formação: formação de professores: Bloco 02: Didática dos conteúdos (Eixo articulador educação inclusiva e especial parte II e III). 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. v. 4. 192p .


SCHLÜNZEN, E. T. M.. Caderno de formação: formação de professores: Bloco 02: Didática dos conteúdos Eixo articulador educação inclusiva e especial. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. v. 2. 186p .


PELLANDA, Nize Maria Campos (Org.) ;
SCHLÜNZEN, E. T. M. (Org.) ; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus (Org.) . Inclusão Digital: Tecendo Redes Afetivas/Cognitivas. 1. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. v. 1. 375p .


Capítulos de livros publicados

 

SCHLÜNZEN JUNIOR, K. ; SCHLUNZEN, E. T. M. ; SILVA, A. M. S. ; LIMA, A. V. I. ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos . PESQUISA SOBRE A TECNOLOGIA ASSISTIVA NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. In: Laurence Duarte Colvara; José Brás Barreto de Oliveira. (Org.). NÚCLEOS DE ENSINO DA UNESP Artigos 2015 Volume 3 Tecnologias da Informação e Comunicação e Material Pedagógico. 1ed.São Paulo/SP: Cultura Acadêmica, 2017, v. 3, p. 80-91.


SCHLUNZEN, E. T. M.; MELO, A. R. ; ARAYA, A. M. O. . TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ATENDIMENTO ESPECIALIZADO DE UM ESTUDANTE COM SÍNDROME DE DOWN. In: Laurence Duarte Colvara; José Brás Barreto de Oliveira. (Org.). NÚCLEOS DE ENSINO DA UNESP Artigos 2015 Volume 6 Educação Inclusiva. 1ed.São Paulo/SP: Cultura Acadêmica, 2017, v. 6, p. 46-60.


SCHLUNZEN, E. T. M.; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; BARROS, D. D. . Perspectivas de educação especial e inclusiva: experiências do grupo de pesquisa ambientes potencializadores para a inclusão. In: Andreza Marques de Castro Leão; Luci Regina Muzzeti. (Org.). Perspectivas, práticas e reflexões educacionais. 1ed.São Paulo/SP: Cultura Acadêmica, 2016, v. 1, p. 73-88.


SCHLÜNZEN JUNIOR, K. ; SCHLUNZEN, E. T. M. ; SANTOS, D. A. N. ; MALHEIRO, C. A. L. . Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Tecnologia Assistiva. In: Patricia Gudiño; Miguel J. Escala. (Org.). Innovación Interamericana en Educación Superior. 1ed.Santo Domingo: Imp. Búho, 2016, v. 1, p. 237-250.


SANTOS, D. A. N. ; SILVA, A. M. S. ; LIMA, A. V. I. ; BARROS, D. D. ; SANTOS, J. S. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . Observatório da educação: análise bibliográfica sobre salas de recursos multifuncionais e o uso da tecnologia assistiva nas escolas comuns. In: Irene Elias Rodrigues. (Org.). Educação Inclusiva: um desafio para o século XXI. 1ed.Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2016, v. 1, p. 53-72.


SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; SCHLÜNZEN, ELISA TOMOE MORIYA ; MALHEIRO, Cicera Aparecida Lima ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos . Educação Híbrida e Inclusiva: cenário e perspectiva do NEaD/Unesp. In: Antonio Heronaldo de Sousa; Carmen Maria Cipriani Pandini; Sabrina Bleicher; Ana Laura Tridapalli; Ilka Marcia ribeiro de Souza Serra; Eliane de Fátima Rauski; Maria Aparecida Crissi Knüppel; Valter Gomes Campos. (Org.). Práticas de EaD nas Universidades Estaduais e Municipais do Brasil: cenários, experiências, reflexões. 1ed.Florianópolis/SC: UDESC, 2015, v. , p. 289-294.


SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; SCHLUNZEN, E. T. M. ; MALHEIRO, Cicera Aparecida Lima ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos . Ambientes Virtuais de Aprendizagem Autoconfiguráveis. In: J. António Moreira; Daniela Barros; Angélica Monteiro. (Org.). Inovação e Formação na Sociedade Digital. 1ed.Santo Tirso/Portugal: Whitebooks, 2015, v. 1, p. 37-52.


MALHEIRO, Cicera Aparecida Lima ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. ; SCHLUNZEN, E. T. M. ; SANTOS, D. A. N. . APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DO DESENHO UNIVERSAL EM CURSOS A DISTÂNCIA: EXPERIÊNCIA DO NEaD/UNESP. In: Raul Inacio Busarello; Patricia Bieging; Vania Ribas Ulbricht. (Org.). Sobre educação e tecnologia: conceitos e aprendizagem. 1ed.São Paulo/SP: Pimenta Cultural, 2015, v. 1, p. 114-127.


MARCATO, D. C. B. S. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . A organização pedagógica e o processo de Inclusão Escolar. In: Elisa Tomoe Moriya Schlünzen; Renata Portela Rinaldi. (Org.). Formação de Educadores: Compromisso com a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 01ed.São Carlos/SP: ABPEE: Marquezine & Manzini, 2014, v. 01, p. 09-28.


MONTEIRO, S.S. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; RINALDI, R. P. . Ensino de Leitura e Surdez: uma reflexão sobre os recursos pedagógicos. In: Elisa Tomoe Moriya Schlünzen; Renata Portela Rinaldi. (Org.). Formação de Educadores: Compromisso com a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 01ed.São Carlos/SP: ABPEE: Marquezine & Manzini, 2014, v. 01, p. 67-92.


SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus . O Eixo Articulador Educação Inclusiva e Especial e Suas Implicações na Formação Inicial e em Serviço de Professores: Tecnologias, Práticas e Inclusão. In: Elisa Tomoe Moriya Schlünzen; Renata Portela Rinaldi. (Org.). Formação de Educadores: Compromisso com a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 01ed.São Carlos/SP: ABPEE: Marquezine & Manzini, 2014, v. 01, p. 93-114.


SANTANA, Jane Aparecida de Souza ; RINALDI, R. P. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . Análise das Disciplinas de Libras nos Cursos de Formação Inicial em Pedagogia da Unesp. In: Elisa Tomoe Moriya Schlünzen; Renata Portela Rinaldi. (Org.). Formação de Educadores: Compromisso com a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 01ed.São Carlos/SP: ABPEE: Marquezine & Manzini, 2014, v. 01, p. 115-136.


TINTI, M.C. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . O Portal do Professor: Perspectivas para a Prática Pedagógica visando à Inclusão Escolar. In: Elisa Tomoe Moriya Schlünzen; Renata Portela Rinaldi. (Org.). Formação de Educadores: Compromisso com a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 01ed.São Carlos/SP: ABPEE: Marquezine & Manzini, 2014, v. 01, p. 137-162.


OMODEI, Juliana Dalbem ; RINALDI, R. P. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . Um olhar sobre a intervenção na Sala de Recursos Multifuncionais e Objetos de Aprendizagem. In: Elisa Tomoe Moriya Schlünzen; Renata Portela Rinaldi. (Org.). Formação de Educadores: Compromisso com a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 01ed.São Carlos/SP: ABPEE: Marquezine & Manzini, 2014, v. 01, p. 163-188.


SCHLUNZEN, E. T. M.; SEABRA JUNIOR, M. O. ; BARROS, D. D. ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; ANTUNES, E. S. C. E. F. ; ARAUJO, M. D. C. S. G. ; FARIA, M. A. H. D. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DE TECNOLOGIAS EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. In: Laurence Duarte Colvara; José Brás Barreto de Oliveira. (Org.). NÚCLEOS DE ENSINO DA UNESP Artigos 2012 - Volume 3 Tecnologias da Informação e Comunicação e Material Pedagógico. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014, v. 3, p. 154-168.


SANTOS, D. A. N. ; SCHLUNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus . Teacher training for the use of digital technologies. In: Susan O´Rouke; Ana Paula Loução Martins; Thomas P. Gumpel; Anabela Cruz-Santos; Ana Paula da Silva Pereira; Ana Maria Serrano; Humberto Javier Rodríguez-Hernández. (Org.). Proceedings of Braga 2014 Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs Conference. 1ed.Braga, Portugal: University of Minho, 2014, v. 1, p. 728-731.


TERRA, M. L. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; ALBUQUERQUE, D.I.P. . A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ? UMA EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE ARAÇATUBA/SP. In: Yoshie Ussami Ferrari Leite; Alda Junqueira Marin; Selma Garrido Pimenta; Marineide de Oliveira Gomes; Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. (Org.). POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. 1ed.Araraquara/SP: Junqueira&Marin Editores, 2012, v. 1, p. 004288-004299.


SCHLÜNZEN, E. T. M.. Visão geral da disciplina. In: Sheila Zambello de Pinho. (Org.). Caderno de formação: formação de professores: Bloco 02: Didática dos conteúdos. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, v. 11, p. 10-14.


SCHLÜNZEN, E. T. M.. Ambientes Potencializadores para inclusão e Núcleo de Ensino. In: Sheila Zambello de Pinho. (Org.). Caderno de formação: formação de professores: Bloco 02: Didática dos conteúdos. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, v. 11, p. 15-37.

 

SCHLÜNZEN, E. T. M.; BENEDETTO, L. S. ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos . O que é Libras. In: Sheila Zambello de Pinho. (Org.). Caderno de formação: formação de professores: Bloco 02: Didática dos conteúdos. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, v. 11, p. 45-48.


SCHLÜNZEN, E. T. M.; BENEDETTO, L. S. ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos . História das Pessoas Surdas: da exclusão à política educacional brasileira atual. In: Sheila Zambello de Pinho. (Org.). Caderno de formação: formação de professores: Bloco 02: Didática dos conteúdos. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, v. 11, p. 49-55.


SCHLÜNZEN, E. T. M.. Visão geral da disciplina. In: Sheila Zambello de Pinho. (Org.). Caderno de formação: formação de professores: Bloco 02: Didática dos conteúdos (Eixo articulador educação inclusiva e especial parte IV). 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, v. 8, p. 9-13.


SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; PINHEIRO, Guilherme da Cruz ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; CARVALHO, Helton Augusto de ; TATEOKA, Renan Ricardo . Guia do Professor. In: Sheila Zambello de Pinho. (Org.). Caderno de formação: formação de professores: Bloco 02: Didática dos conteúdos (Eixo articulador educação inclusiva e especial parte IV). 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, v. 8, p. 15-32.


BARDY, Lívia Raposo ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; LIMA, Ivan Shirahama Loureiro de . Os objetos de aprendizagem para Pessoas com Deficiência (PD). In: Sheila Zambello de Pinho. (Org.). Caderno de formação: formação de professores: Bloco 02: Didática dos conteúdos (Eixo articulador educação inclusiva e especial parte IV). 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, v. 8, p. 33-44.


SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; SILVA, C.A. ; SOTOCORNO, L. P. ; LIMA, T. T. ; PIMENTA, P. R. C. S. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SEABRA JUNIOR, M. O. ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; SANTANA, Jane Aparecida de Souza ; ANTUNES, E. S. C. E. F. . O USO DAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS. In: Sheila Zambello de Pinho; José Brás Barreto de Oliveira. (Org.). Núcleos de Ensino da Unesp (recurso eletrônico): artigos dos projetos realizados em 2011 Volume 6: Formação de Professores e Trabalho Docente. 01ed.São Paulo/SP: Cultura Acadêmica, Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação, 2012, v. 06, p. 250-266.


SCHLÜNZEN, E. T. M.; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; RINALDI, R. P. ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; OMODEI, Juliana Dalbem ; SANTANA, Jane Aparecida de Souza ; SILVA, C. C. C. ; PIMENTA, P. R. C. S. . O NÚCLEO DE ENSINO, A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E O USO DE OBJETOS EDUCACIONAIS. In: Sheila Zambello de Pinho; José Brás Barreto de Oliveira. (Org.). NÚCLEOS DE ENSINO da unesp artigos 2010 Volume 5 - Educação Inclusiva. 01ed.São Paulo/SP: Cultura Acadêmica, Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação, 2012, v. 05, p. 125-141.


MALHEIRO, Cicera Aparecida Lima ; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; FURUYA, O. K. . Softwares Educativos em aulas de Educação Física Escolar: Possibilidades de Novas Aprendizagens. In: Eliana Marques Zanata; Vera Lucia Messias Fialho Capellini; Rita Melissa Lepre; Luciene Ferreira da Silva. (Org.). FORMAÇÃO DOCENTE E UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO: proposições para o desenvolvimento humano. 01ed.São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2011, v. 01, p. 193-202.


MALHEIRO, Cicera Aparecida Lima ; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; BATALIOTTI, S. E. . Estratégias: Diferentes Abordagens na Mediação Pedagógica em EaD. In: Elisa Schlünzen. (Org.). Tecnologia Assistiva Projetos, Acessibilidade e Educação a Distância - Rompendo Barreiras na Formação de Educadores. Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2011, v. , p. 15-34.


MALHEIRO, Cicera Aparecida Lima ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; FERREIRA, Erik Rafael Alves . Desenvolvimento, Adequação e Seleção de Materiais Didáticos para o Curso de Tecnologia Assistiva. In: Elisa Schlünzen. (Org.). Tecnologia Assistiva Projetos, Acessibilidade e Educação a Distância - Rompendo Barreiras na Formação de Educadores. Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2011, v. , p. 55-78.


RINALDI, J. G. S. ; RINALDI, R. P. ; Ferrari, N. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; TARUMOTO, M. H. . Avaliação: lançando um olhar retrospectivo sobre o processo a partir da utilização de técnicas estatísticas. In: Elisa Schlünzen. (Org.). Tecnologia Assistiva Projetos, Acessibilidade e Educação a Distância - Rompendo Barreiras na Formação de Educadores. Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2011, v. , p. 97-116.


SOUZA, D. C. B. ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; MANCILLA, Cláudia Raquel Trigo ; Gonçalves, K.C.R. ; ROCHA, Simone Moro da Silva . Núcleo de Ensino: Formação Inicial e em Serviço de Professores Utilizando as TIC para a Inclusão Digital, Social e Escolar. In: Sheila Zambello de Pinho; José Brás Barreto de Oliveira. (Org.). Núcleos de ensino da Unesp: artigos dos projetos realizados em 2007 [recurso eletrônico]. 1aed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. , p. 541-560.

 

HIRATOMI, L. T. ; YAMABE, T. H. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; DEBIEUX, Márcia ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos . Guia do Professor SCRAPBOOK A Arte de Decorar Álbuns de Fotografias. In: Sheila Zambello de Pinho. (Org.). Caderno de formação: formação de professores: Bloco 02: Didática dos conteúdos (Eixo articulador educação inclusiva e especial parte II e III). 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 4, p. 46-52.

 

SCHLÜNZEN, E. T. M.. Visão Geral da Disciplina. In: Sheila Zambello de Pinho. (Org.). Caderno de formação: formação de professores: Bloco 02: Didática dos conteúdos Eixo articulador educação inclusiva e especial. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 2, p. 145-147.


SCHLÜNZEN, E. T. M.; RINALDI, R. P. ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos . Inclusão Escolar: Marcos legais, atendimento educacional especializado e possibilidade de sucesso escolar para pessoas com deficiência. In: Sheila Zambello de Pinho. (Org.). Caderno de formação: formação de professores: Bloco 02: Didática dos conteúdos Eixo articulador educação inclusiva e especial. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 2, p. 148-160.


SCHLÜNZEN, E. T. M.. Visão Geral da Disciplina. In: Sheila Zambello de Pinho. (Org.). Caderno de formação: formação de professores: Bloco 02: Didática dos conteúdos (Eixo articulador educação inclusiva e especial parte II e III). 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 4, p. 9-13.


SCHLÜNZEN, E. T. M.; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; SOUZA, D. C. B. ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos . Uso de tecnologias digitais e formação de professores: buscando o desenvolvimento de habilidades humanas para uma escola inclusiva. In: José Milton de Lima; Divino José da Silva; Paulo Cesar de Almeida Raboni. (Org.). Pesquisa em Educação Escolar: Percursos e Perspectivas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010, v. , p. 129-142.


MALHEIRO, Cicera Aparecida Lima ; VALERIANO, N. ; Ferrari, N. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . Tecnologias da Informação e Comunicação: da Formação Inicial à Continuada, Promovendo a Inclusão. In: Sheila Zambello de Pinho; José Brás Barreto de Oliveira. (Org.). Núcleos de Ensino da Unesp [recurso eletrônico] : artigos dos dos projetos realizados em 2008. 1aed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009, v. , p. 869-880.


SCHLÜNZEN, E. T. M.; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; OMODEI, Juliana Dalbem ; BARBOSA, C. A. S. . Ambientes Potencializadores para Inclusão e Núcleo de Ensino. In: Sheila Zambello de Pinho; José Brás Barreto de Oliveira. (Org.). Núcleos de Ensino da Unesp [recurso eletrônico] : artigos dos dos projetos realizados em 2008. 1aed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009, v. , p. 795-808.


SOUZA, D. C. B. ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; MANCILLA, Cláudia Raquel Trigo ; Gonçalves, K.C.R. ; ROCHA, Simone Moro da Silva ; Ferrari, N. . NÚCLEO DE ENSINO: FORMAÇÃO INICIAL E EM SERVIÇO DE PROFESSORES UTILIZANDO AS TIC PARA A INCLUSÃO DIGITAL, SOCIAL E ESCOLAR. In: Silvania Lanfredi Nobre e José Milton de Lima. (Org.). Livro Eletrônico do Segundo Encontro do Núcleo de Ensino de Presidente Prudente. 01ed.São Paulo: Pró-Reitoria de Graduação da Unesp, 2008, v. 01, p. -.


SCHLÜNZEN, E. T. M.; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos . FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A UTILIZAÇÃO DAS TIC NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL, SOCIAL E ESCOLAR. In: Sheila Zambello de Pinho e José Roberto Corrêa Saglietti. (Org.). Núcleos de Ensino. São Paulo - SP: Cultura Acadêmica Editora, 2008, v. 1, p. 625-636.


GARCIA, Daniela Jordão ;
SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus . Mediação Pedagógica no Chat Visando à Interação entre Cursistas. In: José Armando Valente, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Aglaé Cecília Toledo Porto Alves. (Org.). Formação de Educadores a Distância e Integração de Mídias. 1ed.São Paulo: Editora Avercamp Ltda., 2007, v. , p. 103-115.


GARCIA, Daniela Jordão ;
SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus . Afetividade e Emoção: Isso é Possível a Distância?. In: José Armando Valente, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Aglaé Cecília Toledo Porto Alves. (Org.). Formação de Educadores a Distância e Integração de Mídias. 1ed.São Paulo: Editora Avercamp Ltda., 2007, v. , p. 183-192.


BARDY, Lívia Raposo ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; LIMA, Ivan Shirahama Loureiro de . Questões e exemplos de implementação e uso de objetos de aprendizagem. In: Carmem Lúcia Prata, Anna Christina Aun de Azevedo Nascimento. (Org.). Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Brasília: Ministério da Educação - Secretaria de Educação a Distância, 2007, v. , p. 93-106.


LIMA, Ivan Shirahama Loureiro de ;
CARVALHO, Helton Augusto de ; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . Criando Interfaces para Objetos de Aprendizagem. In: Carmem Lúcia Prata, Anna Christina Aun de Azevedo Nascimento. (Org.). Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico.. Brasília: Ministério da Educação - Secretaria de Educação a Distância, 2007, v. , p. 39-48.


SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . Use of Information and Communication Technologies (ICT) and Work with Projects in the Formation of Teachers in Service at the State Public School System. In: Mendes, Antonio Jose; Pereira, Isabel; Costa, Rogerio. (Org.). Computers and Education ? Towards Educational Change and Innovation. Londres: Springer Science, 2007, v. 01, p. 261-270.


SCHLÜNZEN, E. T. M.; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima . Fundamentos Pedagógicos para a Formação em Serviço nos Cursos de Graduação do Programa Pró-Licenciatura. Desafios da Educação a Distância na Formação de Professores. Brasília: Secretaria de Educação a Distância - MEC, 2006, v. , p. 93-117.


SCHLÜNZEN, E. T. M.. A Tecnologia para inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais (PNE). In: Nize Maria Campos Pellanda; Elisa Tomoe Moriya Schlünzen; Klaus Schlünzen Junior. (Org.). Inclusão Digital: Tecendo Redes Afetivas/Cognitivas. 1ed.Rio de Janeiro: DP&A, 2005, v. 1, p. 195-210.


SPIGAROLI, Angélica Aparecida ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SILVA, Flaviana dos Santos ; SILVA, Flávia dos Santos ; OLIVEIRA, Joana Angélica Bernardo de . As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramentas potencializadoras para inclusão: um desafio para a sociedade. In: Nize Maria Campos Pellanda; Elisa Tomoe Moriya Schlünzen; Klaus Schlünzen Junior. (Org.). Inclusão Digital: Tecendo Redes Afetivas/Cognitivas. 1ed.Rio de Janeiro: DP&A, 2005, v. 1, p. 211-231.


TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima ; SOARES, Andréa Alves da Silva ; GARCIA, Daniela Jordão ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; SANTO, Marcelo Pauluci Di ; SOUZA, Marcos Leonel de ; BALDO, Maria das Graças de Araújo ; HERNANDES, Renata Benisterro . Construindo Redes Digitais de Aprendizagem Colaborativa. In: Nize Maria Campos Pellanda; Elisa Tomoe Moriya Schlünzen; Klaus Schlünzen. (Org.). Inclusão Digital: Tecendo Redes Afetivas/Cognitivas. 1ed.Rio de Janeiro: DP&A, 2005, v. 1, p. 233-251.


PELLANDA, Nize Maria Campos ;
SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus . Um caminho para a nossa rede. In: Nize Maria Campos Pellanda; Elisa Tomoe Moriya Schlünzen; Klaus Schlünzen Junior. (Org.). Inclusão Digital: Tecendo Redes Afetivas/Cognitivas. 1ed.Rio de Janeiro: DP&A, 2005, v. 1, p. 371-375.


SCHLÜNZEN, E. T. M.. Escola Inclusiva e as novas tecnologias. In: Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida; José Manuel Moran. (Org.). Integração das Tecnologias na Educação. 1ed.Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005, v. 1, p. 81-84.


SCHLÜNZEN, E. T. M.; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus . O Resgate de Valores com Ambientes Construcionistas, Contextualizados e Significativos. In: Gislene A. Santos; Divino José da Silva. (Org.). Estudos sobre Ética: A Construção de Valores na Sociedade e na Educação. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002, v. , p. 249-263.


SCHLÜNZEN, E. T. M.; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus . O Resgate de Valores com Ambientes Construcionistas, Contextualizados e Significativos. In: Gislene A. Santos; Divino José da Silva. (Org.). Estudos sobre Ética: A Construção de Valores na Sociedade e na Educação. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002, v. , p. 249-263.


OLIVEIRA, R. D. ;
SCHLÜNZEN, E. T. M. . Aprendendo com Animais. In: José Armando Valente; Fernanda Maria Pereira Freire. (Org.). Aprendendo com a Vida: Os Computadores na Sala de Aula. 1ed.São Paulo: Editora Cortez, 2001, v. , p. 194-199.


OLIVEIRA, M. P. D. ;
SCHLÜNZEN, E. T. M. . Revendo a sua Própria História. In: José Armando Valente; Fernanda Maria Pereira Freire. (Org.). Aprendendo com a Vida: Os Computadores na Sala de Aula. 1ed.São Paulo: Editora Cortez, 2001, v. , p. 201-205.


CUNHA, M. T. A. ;
SCHLÜNZEN, E. T. M. . Quem Sou Eu? Trabalhando com a Identidade. In: José Armando Valente; Fernanda Maria Pereira Freire. (Org.). Aprendendo com a Vida: Os Computadores na Sala de Aula. 1ed.São Paulo: Editora Cortez, 2001, v. , p. 207-211.

 

 

HELIX_NO_MODULE_OFFCANVAS