Artigos completos publicados em periódicos

 

OMODEI, Juliana Dalbem ; RINALDI, R. P. ; SCHLUNZEN, E. T. M. . O TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: POTENCIALIDADE DE TRÊS OBJETOS DE APRENDIZAGEM. Nuances, v. 27, p. 206-230, 2017.


SANTOS, D. A. N. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. . Teachers Training for the Use of Digital Technologies. Universal Journal of Educational Research, v. Vol. 4(6), p. 1288-1297, 2016.


OMODEI, Juliana Dalbem ; GAKIYA, S. M. C. ; SANTANA, J. A. S. ; SCHLUNZEN, E. T. M. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NA EDUCAÇÃO: A WEBQUEST NA SALA DE AULA. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 10, p. 57-72, 2016.


SCHLÜNZEN, E. T. M.; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. ; SANTOS, D. A. N. ; MALHEIRO, C. A. L. . A Escola Inclusiva e o Trabalho com Projetos. Pátio: Ensino Fundamental, v. 78, p. 1-10, 2016.


RIOS, G. A. ; BATALIOTTI, S. E. ; SCHLUNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN,K.Jr. . Produção de materiais didáticos digitais audiodescritos - experiências do Núcleo de Educação a Distância da Unesp. InFor, Inovação e Formação, v. 1, p. 01-16, 2016.


ALBUQUERQUE, D.I.P. ; PEREZ, D. J. G. ; DEL-MASSO, M. C. S. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . Elementos Norteadores para Orientação na Educação a Distância. InFor, Inovação e Formação, v. 1, p. 01-16, 2016.


SANTOS, D. A. N. ; SCHLUNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. . O Eixo Articulador Educação Inclusiva e Especial do Curso de Pedagogia Univesp/Unesp: análise quanti-qualitativa. InFor, Inovação e Formação, v. 1, p. 01-16, 2016.


TERÇARIOL, ADRIANA APARECIDA LIMA ;
SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; GITAHY, RAQUEL ROSAN CRISTINO ; SCHLÜNZEN, ELISA TOMOE MORIYA . Trabalhos Acadêmicos do Programa Redefor: a produção de conhecimento sobre Educação Especial e Inclusiva. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 10, p. 401-416, 2016.


TERÇARIOL, ADRIANA APARECIDA LIMA ;
SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; GITAHY, RAQUEL ROSAN CRISTINO ; SCHLÜNZEN, ELISA TOMOE MORIYA . Academic papers of the Redefor Program: the production of knowledge about special and inclusive education. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 10, p. 417-431, 2016.

 

SCHLÜNZEN, ELISA TOMOE MORIYA; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; NASCIMENTO DOS SANTOS, DANIELLE APARECIDA DO . AMBIENTES POTENCIALIZADORES PARA A INCLUSÃO. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 140-144, 2016.

 

SCHLÜNZEN, KLAUS ; MALHEIRO, CICERA A. LIMA ; SCHLÜNZEN, ELISA TOMOE MORYIA ; MAGRI, CARINA MORAIS . GAMES ACESSÍVEIS PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 555-558, 2016.


SANTOS, DANIELLE APARECIDA DO NASCIMENTO ; SCHLÜNZEN, ELISA TOMOE MORIYA ; BARROS, DENNER DIAS ; SILVA, ANA MAYRA SAMUEL ; LIMA, ANA VIRGINIA ISIANO ; SCHLÜNZEN, KLAUS . OBEDUC: O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 774-777, 2016.


RIOS, GABRIELA ALIAS ; BATALIOTTI, SOELLYN ELENE ;
SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; SCHLÜNZEN, ELISA TOMOE M. . CULTURA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEPÇÃO DE CURSOS ACESSIVEIS. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 332-335, 2016.


BATALIOTTI, SOELLYN ELENE ; RIOS, GABRIELA ALIAS ; SCHLÜNZEN, ELISA TOMOE M ;
SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus . A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS EDUCACIONAIS ACESSÍVEIS. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 41-45, 2016.


SANTOS, DANIELLE APARECIDA DO NASCIMENTO DO ; SCHLÜNZEN, ELISA TOMOE MORIYA ; SCHLÜNZEN, KLAUS . FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 539-543, 2016.


AMPARO, M. A. M. ;
BARROS, D. D. ; ALBUQUERQUE, D. I. P. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLUNZEN JUNIOR, K. . A PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO RECURSO PEDAGÓGICO DA DISCIPLINA SEMIPRESENCIAL DE LIBRAS DA UNESP. Anais do III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 03, p. 1481-1489, 2016.


SCHLÜNZEN JUNIOR, K. ; SCHLUNZEN, E. T. M. ; SANTOS, D. A. N. ; MALHEIRO, Cicera Aparecida Lima . Tecnologia assistiva e educação híbrida: possibilidades de inclusão. Benjamin Constant (Online), v. 1, p. 40-53, 2016.


ROCHA, N. C. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SANTOS, D. A. N. . Ensino Colaborativo e Inclusivo: Políticas e Práticas de Inclusão usando Tecnologias. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, v. 19, p. 129-144, 2016.


SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; MALHEIRO, CICERA A. LIMA ; SCHLÜNZEN, ELISA TOMOE MORIYA ; VIGENTIN, UILIAN DONIZETI . ACESSIBILIDADE EM CURSOS ABERTOS E MASSIVOS. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 120-125, 2016.


SILVA, A. M. S. ; LANUTI, J. E. O. E. ; LIMA, A. V. I. ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; SANTOS, J. S. ; BARROS, D. D. ; SCHLÜNZEN, ELISA TOMOE MORIYA . A importância das relações afetivas no processo de ensino e aprendizagem: uma perspectiva inclusiva. Periódico eletrônico Colloquium Humanarum, v. 12, p. 19-26, 2015.


SANTOS, D. A. N. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. . Novas Práticas e Abordagens em uma Escola para Todos. Pátio Ensino Médio, Profissional e Tecnológico, v. 22, p. 14-17, 2014.


SCHLÜNZEN, E. T. M.; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos . Formação de Professores, uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Escola Inclusiva: Possibilidades de Construção de uma Abordagem de Formação Construcionista, Contextualizada e Significativa. Revista Pedagógica, v. 1, p. 227-257, 2013.


MONTEIRO, S.S. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; RINALDI, R. P. . Ensino de leitura na educação dos surdos: análise dos recursos pedagógicos mediados pela libras. Nuances: estudos sobre Educação, v. 25, p. 249-251, 2013.


SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; RINALDI, R. P. . Formação de professores semipresencial: a construção da prática pedagógica como eixo articulador para o uso de tecnologias em uma escola inclusiva. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, v. 01, p. 561-576, 2013.


RINALDI, R. P. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; RINALDI, J. G. S. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus . Sala de recurso multifuncional: a utilização de análises estatísticas como possibilidade de instrumento norteador do processo de implantação no brasil. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, v. 01, p. 724-736, 2013.


SILVA, ANA MAYRA SAMUEL ; LANUTI, JOSÉ ED.DE O. EVANGELISTA ; LIMA, ANA VIRGINIA ISIANO ; SABINO, FERNANDA OLIVEIRA ; BARROS, DENNER DIAS ; SANTOS, DANIELLE AP.DO NASCIMENTO ; SCHLÜNZEN, ELISA TOMOE MORIYA . O CENTRO DE PROMOÇÃO PARA A INCLUSÃO DIGITAL, ESCOLAR E SOCIAL DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Colloquium Humanarum, v. 10, p. 1056-1062, 2013.


LIMA, A. V. I. ; SILVA, A. M. S. ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; SABINO, F. O. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . A ALFABETIZAÇÃO DE UM ESTUDANTE PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO SOCIAL. Colloquium Humanarum, v. 10, p. 662-668, 2013.


BARROS, DENNER DIAS ; SANTOS, DANIELLE AP.DO NASCIMENTO ; SILVA, ANA MAYRA SAMUEL ;
SANTOS, JANIELE DE SOUZA ; SCHLÜNZEN, ELISA TOMOE MORIYA . TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA PESSOAS COM PARALISIA CEREBRAL. Colloquium Humanarum, v. 10, p. 1316-1323, 2013.


SABINO, FERNANDA OLIVEIRA ; SILVA, ANA MAYRA SAMUEL ; LIMA, ANA VIRGINIA ISIANO ; SCHLÜNZEN, ELISA TOMOE MORIYA . O USO DE TECNOLOGIAS NA INCLUSÃO DIGITAL, ESCOLAR E SOCIAL DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL COM PARALISIA CEREBRAL. Colloquium Humanarum, v. 10, p. 1171-1174, 2013.


MONTEIRO, S. S. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; RINALDI, Renata Portela . Ensino de leitura na educação dos surdos: análise dos recursos pedagógicos mediados pela Libras. Nuances, v. 24, p. 250-252, 2013.


SANTOS, D. A. N. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; RINALDI, R. P. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES SEMIPRESENCIAL: a construção da prática pedagógica como eixo articulador para o uso de tecnologias em uma escola inclusiva. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, v. 01, p. 561-576, 2013.


LIMA, A. V. I. ; SILVA, A. M. S. ; SANTOS, D. A. N. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . Freire e Mantoan: Diálogos Sobre a Inclusão Digital, Escolar e Social de Estudantes Público-Alvo da Educação Especial. Boletim GEPEP, v. 2, p. 2-14, 2013.

 

BARDY, Lívia Raposo ; HAYASHI, MARIA CRISTINA PIUMBATO INNOCENTINI ; SCHLÜNZEN, ELISA TOMOE MORIYA ; SEABRA JÚNIOR, MANOEL OSMAR . Objetos de Aprendizagem como recurso pedagógico em contextos inclusivos: subsídios para a formação de professores a distância. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 19, p. 273-288, 2013.


RODRIGUES, P. A. A. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; Rodrigues, M I R . Banco Internacional de Objetos Educacionais: Repositório Digital para o uso da Informática na Educação. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 20, p. 111-120, 2012.


MONTEIRO, S. S. ; SANTANA, J. A. S. ; RINALDI, Renata Portela ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . Língua Brasileira de Sinais ? LIBRAS na formação de professores: o que dizem as produções científicas?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 7, p. 120-128, 2012.


NADALETTI, W.C. ; BALAN, Ana Maria Osório Araya ;
SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus . Radioatividade natural do gás 222Rn e isótopos no ar e na água: ferramentas educacionais digitais utilizadas na Física Ambiental. Revista EDU.TEC, v. 1, p. 1-8, 2011.

Citações:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/images/v2/scopus.png1


NADALETTI, W.C. ; BALAN, Ana Maria Osório Araya ;
SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus . A utilização de ferramentas educacionais digitais para abordagem de questões ambientais e de sustentabilidade: radioatividade natural do gás 222rn e isótopos no ar e na água. Saber Acadêmico, v. 11, p. 50-57, 2011.


ALBUQUERQUE, D.I.P. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus . O AVA: um recurso para formação continuada dos professores. Colloquium Humanarum (Impresso), v. 8, p. 41-46, 2011.


HORTA, G.A. ;
SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos . Uso de recursos audiovisuais no processo educacional de alunos com deficiência visual no ensino médio: experiências de uma escola inclusiva. Colloquium Humanarum, v. 8, p. 831-838, 2011.


SCHLÜNZEN, E. T. M.; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. ; SANTOS, D. A. N. . Formação de Professores, Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Escola Inclusiva: Possibilidades de Construção de uma Abordagem de Formação Construcionista, Contextualizada e Significativa. Revista Pedagógica, v. 13, p. 227-257, 2011.


BRUCHMAM, C. S. ; SCHLÜNZEN, ELISA TOMOE MORIYA . TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTAS POTENCIALIZADORAS NA ABORDAGEM E VALORIZAÇÃO DA ÉTICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Colloquium Humanarum, v. 07, p. 751-755, 2010.


MELQUES, P. M. ; ARAYA, A. M. O. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS: UMA FERRAMENTA PARA AUXILIAR O PROFESSOR NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA. Colloquium Humanarum, v. 07, p. 745-750, 2010.


RODRIGUES, P. A. A. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . Recursos Digitais e Pedagógicos: Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) e Portal do Professor buscando Aprimorar o Uso da Informática na Educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 4, p. 1-10, 2009.


MALHEIRO, Cicera Aparecida Lima ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . Conceitos matemáticos: contextualizados e significativos no ensino e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. Colloquium Humanarum, v. 5, p. 348-351, 2009.


RODRIGUES, P. A. A. ; SCHLÜNZEN,K.Jr. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . Novas ferramentas pedagógicas digitais para auxiliar os professores no processo de ensino-aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, p. 1, 2009.

Citações:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/images/v2/scopus.png1


RODRIGUES, P. A. A. ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN,K.Jr. . REPOSITÓRIO EDUCACIONAL: BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS (BIOE) DISPONIBILIZANDO OBJETOS EDUCACIONAIS (OE) PARA O ENSINO DE FÍSICA. Suplemento Especial - Colloquium Exactarum, v. 1, p. 110-113, 2009.


SCHLÜNZEN, E. T. M.; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus . Tecnologias, Desenvolvimento de Projetos e Inclusão de Pessoas com Deficiência. Inclusão (Brasília), v. 1, p. 46-51, 2006.


BALDO, Maria das Graças de Araújo ;
FURKOTTER, Monica ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . Formação em serviço de professores para o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em projetos de trabalho, visando a inclusão escolar: análise das dificuldades. Ethos & Episteme (UFAM), v. 4, p. 01/132-132, 2006.


SOUZA, D. C. B. ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; SCHLÜNZEN, E. T. M. . O uso das tecnologias de informação e comunicação para pessoas com necessidades educacionais especiais como contribuição para a inclusão social, educacional e digital. Revista Educação Especial (UFSM), Santa Maria, v. 1, n.25, p. 25-36, 2005.


SCHLÜNZEN, E. T. M.; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus . A Construção de uma Rede Colaborativa para o Desenvolvimento e Estudo de Potencialidades para Inclusão. Reflexão e Ação (UNISC. Impr.), Santa Cruz do Sul - RS, v. 12, n.2, p. 45-55, 2004.


TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima ; GARCIA, Daniela Jordão ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus . Impactos da Interdisciplinaridade na Elaboração de Cursos de Educação à Distância. Teoria e Prática da Educação, Maringá - PR, v. 7, n.2, p. 228-234, 2004.


SCHLÜNZEN, E. T. M.; TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima . A Construção de Ambientes Virtuais: Uma Ferramenta para a Inclusão Digital e Social de Jovens Carentes. Revista UNIVAP, São José dos Campos - SP, v. 10, n.18, p. 50-57, 2003.


SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; SCHLÜNZEN, E. T. M. ; HERNANDES, Renata Benisterro ; SANTO, Marcelo Pauluci Di ; TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima ; BALDO, Maria das Graças de Araújo ; FUZARO, A. M. ; SOARES, Andréa Alves da Silva ; SOUZA, Marcos Leonel de . Ambientes Virtuais para a Formação de Educadores: Buscando uma Escola Inclusiva. Revista UNIVAP, São José dos Campos - SP, v. 10, n.18, p. 43-49, 2003.

 


SCHLÜNZEN, E. T. M.; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus ; GARCIA, Daniela Jordão ; SANTOS, Danielle Aparecida Do Nascimento dos ; SILVA, Flávia dos Santos ; SILVA, Flaviana dos Santos . O Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação promovendo a Inclusão Digital e Social de um Pessoa Portadora de Necessidades Especiais Auditivas. Arqueiro (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 6, p. 5-10, 2002.

HELIX_NO_MODULE_OFFCANVAS