O trabalho colaborativo entre universidade e escola para a promoção de práticas inclusivas em tempos de pandemia (2022)
Descrição do projeto: O Grupo de Pesquisa “Ambientes Potencializadores para a Inclusão” (API), que atua no âmbito do Centro de Promoção para a Inclusão, Digital, Escolar e Social (CPIDES), desenvolve, desde o ano de 2006, projetos vinculados ao Programa Núcleo de Ensino da Unesp. As ações desenvolvidas por intermédio do programa proporcionaram a realização de atividades formativas na escola parceira na perspectiva da educação inclusiva. Ao considerarmos as políticas educacionais vigentes, especificamente a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), que assegura a inclusão dos Estudantes Público-Alvo da Educação Especial (EPAEE) e que preconiza a realização do Atendimento Educacional Especializado (AEE), a presente proposta buscou desenvolver atendimentos especializados aos EPAEE, no CPIDES, a partir das premissas da abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS). Considerando o objetivo proposto, os estudantes bolsistas realizaram atendimentos especializados aos EPAEE que frequentam o CPIDES e, para isso, desenvolveram: entrevistas estruturadas com os estudantes e seus responsáveis para o planejamento das intervenções; revisão bibliográfica e documental sobre os descritores relacionados à temática do projeto; planejamento semanal acerca das atividades e práticas pedagógicas que foram desenvolvidas; relatórios semanais e mensais destacando as ações realizadas e resultados obtidos. Os estudantes também participaram de encontros quinzenais de forma online com o coordenador e colaboradores do projeto para que fosse possível discutir sobre as ações vivenciadas. Além disso, consideramos que foram promovidos espaços de formação continuada com a participação da escola parceira, para que os estudantes bolsistas e os colaboradores tivessem a oportunidade de refletir sobre a importância do desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas por meio do trabalho colaborativo entre universidade e escola em tempos de pandemia da Covid-19.